TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  26/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso: serviço social

BRUNA TAMIRES DE SOUSA RODRIGUES

PROJETO dança e inclusão social

[pic 4]

Esperantina-PI

2015

BRUNA TAMIRES DE SOUSA RODRIGUES

PROJETO dança e inclusão social

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina Estagio Curricular Obrigatório II.

Supervisora acadêmica: Jucyana Borges Amorim

Orientadora acadêmica: Elizângela Carvalho Amorim

Esperantina-PI

2015

SUMÁRIO[pic 5]

[pic 6]

  1. APRESENTAÇÃO.................................................................................................03
  2. JUSTIFICATIVA....................................................................................................04
  3. OBJETIVOS...........................................................................................................06

3.1 Geral....................................................................................................................06

  1. Específicos..........................................................................................................06

4. PÚBLICO-ALVO....................................................................................................07

5. METAS A ATINGIR...............................................................................................08

6. METODOLOGIA....................................................................................................09

7. RECURSOS HUMANOS.......................................................................................10

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS................................................11

9. AVALIAÇÃO..........................................................................................................12

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.......................................................................13

11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA......................................................................14

  1. APRESENTAÇÃO

O Estágio supervisionado proporciona o contato com o fazer profissional, a compreensão do processo de trabalho do assistente social, e a oportunidade de fazer a reflexão entre teoria e a prática.

Este Projeto de Intervenção é uma exigência da disciplina do Estágio Supervisionado II, da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, e propõe ações voltadas ao nosso público alvo que são as pessoas portadoras de transtornos mentais, atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I do município de Barras-PI, que teve sua sede inaugurada em 25 de dezembro de 2005, localizada à Rua São José, S/N no bairro Matadouro. 

O CAPS-I é uma unidade de serviço extra-hospitalar de assistência pública aos problemas de saúde mental, e destina-se a atender usuários com problemas mentais (pessoas em sofrimento psíquico com perda parcial da realidade), trabalhando de acordo com a Lei 10.216 e a portaria 336, desenvolvendo o objetivo de oferecer atendimento à população de sua área de abrangência realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS I do município de Barras atende atualmente cerca de 15 usuários intensivos (aqueles que freqüentam o serviço diariamente). A instituição conta com uma equipe técnica composta por enfermeiros, assistente social, psicólogo, psiquiatra, onde estes, enquanto profissionais, procuram proporcionar o bem estar dos pacientes psiquiátricos através de tratamentos medicamentosos e terapêuticos, onde o usuário é tratado com terapias de grupo e, se necessário, também acompanhamento individual.

Este Projeto de Intervenção,  elaborado para ser desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I de Barras PI, tem como meta, a criação de uma oficina de dança, a confecção de fantasias e adereços para as coreografias musicais praticadas no CAPS. A dança pode ser um importante meio de inclusão dessas pessoas na sociedade e uma terapia para quem está com a autoestima em baixa e consequentemente deprimido por se achar incapaz. 

  1. JUSTIFICATIVA

O transtorno mental é uma condição que gera um impacto no cotidiano das pessoas, com influência direta na capacidade de exercer atividades da vida diária, como atividades de auto cuidado, higiene, alimentação, lazer, como também perda da auto valorização e senso crítico, além de interferência no convívio sócio-familiar.

Na reabilitação psicossocial a terapia ocupacional assume caráter de extrema importância, pois visa amenizar as limitações, e através das atividades contribui para que os usuários assistidos tenham oportunidade de manter e fortalecer os laços familiares e sociais, alcançando dessa forma, autonomia e independência, resgatando os laços familiares e a inserção social do indivíduo na comunidade.

As oficinas proporcionam aos pacientes a oportunidade de resgatar a cidadania através da convivência em grupo, do respeito aos companheiros, do trabalho compartilhado e do cumprimento de regras sociais e de convívio. Nesse intuito, realizaremos o projeto “Dança e Inclusão Social”, que visa reunir a dança e a arte para ajudar na recuperação dos pacientes. Aliando o prazer pelos ritmos musicais, com a criatividade de fazer artesanato, onde os usuários do CAPS I realizarão oficinas de adereços e fantasias. 

A justificativa para a sua realização é de proporcionar aos usuários do CAPS I de Barras a inclusão social e a melhoria de qualidade de vida, através da dança e o entretenimento.

Levando em consideração que a arte é um grande aliado no desenvolvimento e recuperação das pessoas com transtorno mental, esse projeto de intervenção busca melhorar as condições de realização desse tipo de atividade no CAPS II de Santa Inês e promover a integração com a família e a sociedade, levando os usuários a participar de forma organizada e planejada dos movimentos e eventos sociais realizados no município, como feiras, datas comemorativas e eventos de massa onde a arte e a cultura são valorizadas.  Sobre essa questão (MARCELINO, 1995) chama a atenção para o lazer como ação cultural em que os educadores podem transformá-lo em elemento de mudança social e humana, exigindo politicas públicas na oferta de espaços adequados para a sua execução, levando maior informação e conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (316 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com