TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

ELIANE BIERHALS VARINI

Fortalecendo vinculos

Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.

Nome do Professor-Tutor Externo – Orientador:  Mônica Pereira

Nome do Supervisor de Campo – Orientador: Catiane  Heiden

CAMAQUÃ

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO        4

3 OBJETIVOS        6

3.1 OBJETIVO GERAL ......................................................................................................6

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS........................................................................................7.

4 PÚBLICO-ALVO        7

5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ..........................................................................7

6 METAS ............................................................................................................................8

7 AVALIAÇÃO E CONTROLE ..........................................................................................8

8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ................................................................................9

9 RECURSOS......................................................................................................................9

9.1 GASTOS COM PESSOAL ..........................................................................................9

9.2 GASTOS COM MATERIAL .........................................................................................9

9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO .............................................................................10

9.4 ORÇAMENTO TOTAL .................................................................................................10

REFERÊNCIAS ...........................................        11


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade relatar o Projeto de Intervenção do estágio obrigatório do curso de Serviço Social.  Descreve a instituição onde será realizado, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cônego Walter, bem como a intervenção que irá acontecer no primeiro semestre de dois mil e treze, cujo título é “Famílias com vínculos fragilizados” e tem como objetivo geral: “Contribuir para o fortalecimento dos vínculos entre pais e/ou responsáveis e filhos”. Através de observação viu-se necessário resgatar esses vínculos familiares, pois com a mudança na instituição família, as crianças vem sofrendo as maiores consequências.  Essa intervenção será realizada através de reuniões e palestras, antecedidas por pesquisa de público alvo, visitas domiciliares, entrevistas e organização das atividades.  A avaliação será feita de acordo com o cronograma pré- estabelecido.    

        

2. CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO

     O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cônego Walter, onde está sendo realizado o estágio, é uma unidade pública, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, através da Prefeitura Municipal de Camaquã, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A oferta dos serviços do CRAS deve ser planejada e depende de um bom conhecimento do território e das famílias que nele vivem, suas necessidades, potencialidades e situação de risco social. A equipe do CRAS identifica as necessidades dos indivíduos e das famílias de cada localidade, acolhe e insere em atividades coletivas e/ou, se necessário, encaminha os integrantes do grupo familiar para outros atendimentos.  O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) possui uma equipe interdisciplinar e junto a essa conta também com o trabalho do serviço social. O funcionamento deve acontecer em consonância com as leis e regulamentações vigentes e em articulação com outros setores.

       

                                                                                                    5

     Em Julho de 2015 por interesse da estagiária em desenvolver estágio curricular obrigatória do curso de Serviço Social, foi realizado convênio com o CRAS Cônego Walter.

     Durante o estágio pude acompanhar um pouco algumas famílias e pude observar que trabalhar o fortalecimento de vínculos entre                      crianças e pais seria bem importante porque levaria a elas momentos de alegria. Sabemos que a infância é o mais importante momento de desenvolvimento do ser humano, pois ela pode ser responsável tanto pelo sucesso como pelo fracasso nas mais diversas áreas da vida.

A família vem-se modificando nos últimos tempos, mas percebemos a fundamental importância dela no desenvolvimento da criança. Ela espelha-se primeiramente na família como referência para sua vida, as situações com as quais convive no meio familiar refletem sua conduta em sociedade. Comprovadamente, crianças que apresentam problemas de conduta, enfrentam conflitos familiares de variados gêneros e diversos são os fatores que contribuem para que isso ocorra, problemas sociais e econômicos.

 O trabalho tem tomado cada vez mais tempo dos pais e deixado cada vez menos tempo para os filhos, sem contar com as mudanças que ocorrem nas famílias com a separação dos pais, incluindo pessoas diferentes em sua meio (padrasto/madrasta). Muitas vezes, as crianças passam mais tempo com outras pessoas do que com os pais, frequentemente são criados pelos avós ou outros parentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (962.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com