TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

1.INTRODUÇÃO        

2. PROBLEMATIZAÇÃO        

3. OBJETIVOS        

3.1 OBJETIVO GERAL        

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

4. RECURSOS NECESSÁRIOS        

6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        


  1. INTRODUÇÃO

        A organização da instituição Serviço de Apoio aos Projetos Alternativo Comunitário – SEAPAC foi criado em 13 de abril de 1993, uma organização de ação social da igreja no Rio Grande do Norte, que tem desde princípio o apoio e o estímulo através da pastoral de igrejas e grupos de base, por ser uma associação com parcerias com várias empresas e organizações de Serviços, se propõe em prestar assistência através de ações de mobilização e sensibilização dando sustentabilidade nos conselhos de políticas pública.

       O SEAPAC também tem integração como programas, entidades representativas responsáveis pelo controle social, serviços locais, redes de apoio disponíveis nos municípios e regiões do Seridó, Rio Grande do Norte, são ações no fortalecimento das organizações de empresas de terceiro setor, que prestam assessoria por meios que intervenha nas comunidades rurais e assentamentos.

           E assim prestando assessoria por meio de políticas públicas mínimas para amenizar as expressões da questão social, e tem como objetivo atender a sociedade da zona rural investindo na organização e articulação da sociedade civil através de ações, com o objetivo de melhorar a convivência com o semiárido- através das associações e comunidades, grupos e organizações entre outros segmentos populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade social, favorecendo e estimulando processos socioeducativos através de um número de famílias e acesso a água e fortalecimento na agricultura voltado a segurança alimenta sendo utilizado à tecnologia apropriada atividade que ligam o cidadão comum com entidades e organizações de sociedade civil.

         O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) vem estruturando o Serviço Social na instituição, com o objetivo de construir alternativas para atender a sociedade mais vulnerável de forma permanente e coletiva, e vem desenvolvendo ações na área de Assistência social de forma contínua, nas regiões semiáridas do Rio grande do Norte.

         Os serviços são realizados através de ações desenvolvidas, difusão e implementação de tecnologias sociais de inclusão cidadã, adaptada á convivência com o semiárido, como alternativa para o enfretamento da pobreza e das adversidades climáticas e o estímulo ao desenvolvimento integral das comunidades, cadeias organizativas e redes de empreendimentos a geração de renda. Tem como um de seus objetivos, o fortalecimento das organizações e fóruns da sociedade civil, e intervenção direta do SEAPAC em políticas públicas e defesa de Direitos.

        As ações que são realizadas pelas entidades contratadas são acompanhadas por técnicos do projeto RN Sustentáveis. Assim, 30% de cada oficina realizada território é acompanhada por técnico do projeto, que realiza a avaliação do evento e do (a) instrutor (a).

         As oficinas devem se constituir em espaços comunicacionais de construção e conhecimento, levando assim informações, esclarecendo dúvidas a respeito do projeto. Após a reunião as entidades contratadas participam da reunião para consolidação do material didático que é realizada na UGP/SEPLAN, a qual será realizada em uma data marcada.

           O público preferencial do SEAPAC são agricultores familiares; Redes de organizações da sociedade civil (Fóruns, Conselhos, Comitês); movimentos populares e Associações rurais.

            O SEAPAC se propõe a contribuir para que setores populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade social, no campo e na cidade, sejam protagonistas na proposição, conquista e acesso de direitos e políticas públicas, investindo na organização e articulação da sociedade civil, no diálogo com o Estado e na construção de amplas parcerias, implementando processos educativos e socioambientais, na perspectiva de uma sociedade solidária, democrática, justa e sustentável.

           O Marco estratégico- que compreende o período de 2013 a 2018- é o referencial para todos os programas, projetos e ações desenvolvidos pelo SEAPAC, projeto trienal compreende uma história de parcerias com a Misereor, grupos de base que vem contribuindo nos efeitos processuais e impactos que podem se identificados em cada eixo de trabalho priorizado pelo SEAPAC.  

      Diante desse planejamento macro, elaborou-se o programa de formação e assessoria em desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte, para o triênio 2013 a 2015, o qual congrega projetos, serviços e ações, perpassando por três grandes linhas que se interligam entre si e definem o perfil do trabalho desenvolvido no Território Potiguar sendo: linha 1 - Convivência com o Semiárido: Linha 2- Fortalecimento de Organizações e Fóruns da Sociedade Civil; Linha 3- intervenção direta do SEAPAC em políticas e defesas de direitos.

      Se propõe uma definição do trabalho que é desenvolvido no território, sendo um referencial para todos os programas, projetos e ações desenvolvidas pelo SEAPAC dando continuidade as ações e projetos.

         Na instituição o profissional deve elaborar um projeto a cada ano, garantindo no exercício profissional conforme a organização institucional a construção de novo projeto que viabilizem uma ação e continuação das ações de propostas do SEAPAC.

         Durante o estágio supervisionado II foi identificado uma desorganização dentro da associação de catadores de materiais recicláveis de Caicó-RN, assim como os conflitos gerados entre os catadores, esses conflitos ocorrem devido à forma de trabalho individual que causa um problema para a associação, também foi identificado problemas assim como o uso de vocabulário inadequado (palavrões) para agredir colegas de trabalho.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com