TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  26/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A sociedade atual é caracterizada pelos avanços em diversos âmbitos, o que provocou revoluções ao longo dos anos nos diversos setores de atuação. Além de mudanças nas maquinas e nos conhecimentos sobre a vida, Castells (1999) ressalta que (...) esta havendo uma transformação mais profunda(...)

Vislumbrando a questão social a realidade no pais denota complexidade e diversidade, já que a cada dia surgiram novas expressões e com o decorre do tempo, novas politicas publicas, caracterizando uma nova ordem social, no que concerne desigualdade num ambiente capitalista.

Esta abordagem reflete a temática ¨indicadores sociais¨ mediante ao texto: INDICADORES SOCIAIS: Um Imperativo no Cotidiano dos Assistentes Sociais e Atuantes no Processo de Gestão¨. Pautado para analisar a real concepção que se tem com relação a este paradigma social, suas influencias no conjunto de concepções sociais e politicas no pais na atualidade.

Por meio desta analise é possível refletir a estruturação politica, econômica e social na Brasil, quanto aos direitos sociais norteados ao caráter políticos, dos direitos do cidadão que sustenta as perspectivas e a atuação do profissional da área de Assistente Social, levando em consideração seu papel e a relevância dos indicadores sociais, nos parâmetros da sociedade e da gestão social.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

A sociedade moderna elenca casa vez mais a problemática dos indicadores sociais em caráter sócio-político, que discorre a respeito das expressões da questão social e das projeções, planejamentos e execuções do sistema de proteção social do cidadão. A atuação dos assistentes sociais configura a constituição dos direitos sociais dos indivíduos.

Portanto, conhecer e compreender a magnitude dos indicadores sociais, concretiza nova ordem social, que procura atender as novas demandas sociais, desdobrando-se em um leque de possibilidades para os cidadoas brasileiros.

Desde algum tempo a ação dos assistente atem-se a pratica de executar as politicas publicas, transcendendo parâmetros teóricos. As mudanças contextualizam a estruturação e desenvolvimento das politicas sociais no Brasil. No texto elencado para analise a autora apoia-se na realidade mediante entrevista realizada com assistentes sociais, visando fundamentar sua concepção, o embasamento teórico é rico e estrutura totalmente o contexto de discursão a cerca dos indicadores sociais. O objetivo da autora norteia compreender se o assistente sociais utilizam os indicadores sociais no processo de gestão.

A analise atem-se ao município de Presidente Prudente, já que sua pesquisa de campo foi realizada em sua cidade, no entanto, esta premissa contrasta com todo o pais, o trabalho da autora ainda destaca a importância da atualização dos assistente, para que possam exercer sua papel coerentemente.

Enquanto pesquisa de campo o levantamento delineou-se por meio de gráficos, o que evidenciou que 80% dos assistente tiveram indicadores sociais na graduação, 60% tiveram gestão social, em contrapartida, os relatos dos assistentes entrevistados revelou que essas temáticas foram abordados, porem sem grande ênfase, pode-se afirmar que apenas o básicos.

Segundo Dagnino (1994), a cada dia surgem novas concepções que veiculam os direitos do homem em sociedade, os fluxos e refluxos são constantes, sempre aparecem novas prismas que redimensionam todo e qualquer contexto social, dai a necessidade de estar atualizado com a nova ordem democrática social.

Constatar que os assistentes sociais conhecem e compreendem a importância da atualização é fundamental enquanto teoria. Na pratica carece das ações que visam alcançar excelência na implementação dos objetivos das politicas publicas. Os indicadores são de extrema importância quando se insere o reconhecimento, de que é necessário planejar, executar e avaliar no processo de gestão.

  1. EXERCICIO DO SERVIÇO SOCIAL

                O Serviço social, como profissão é regulamentado pela Lei nº 8662 de 07 de Junho de 1993, orientado pelo código de Ética do Assistente Social, que com as extensões das politicas publicas concretizadas em 1988, a partir da Constituição Federal pode-se impor. Atualmente os Assistente Sociais exercem o papel de mediadores das politicas publicas e atuam no conhecimento, planejamento, execução e avaliação da sociedade que carece de sua intervenção.

              Para Koike (1997), ao longo de seu desenvolvimento, o serviço social foi requerido como uma profissão fundamentalmente interventiva, situada na prestação de serviços sociais, previstos pelas politicas publicas e privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com