TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        delimitação e formulação do problema        

4        objetivos        

4.1        objetivo geral        

4.2        objetivos especificos        

5        justificativa        

6        cronograma da pesquisa        

7        ORÇAMENTO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho será abordado sobre a incidência de famílias com problemas de drogadição, e como esse mal, afeta as famílias. E devido a esses problemas acabam dissolvendo o vínculo familiar, na maioria das vezes muitos filhos se afastam dos pais ou até mesmo os pais acabam perdendo seus filhos por falta de controle, cuidado e negligencia. E qual trabalho deve ser realizado com a família para que este vinculo possa fazer parte das famílias novamente.


  1. DESENVOLVIMENTO

A instrumentalidade em Serviço Social condiz com a propriedade que a profissão apresenta no âmbito das relações sócias, é um conjunto de procedimentos técnicos necessários para a realização das ações da profissão, podendo identificar diferentes expressões do objetivo de intervenção.

Para se executar qualquer tipo de intervenção, o assistente social utiliza-se de diferentes instrumentos para exercer a ação, onde o assistente social busca transformar a natural realidade social apresentada, com a demanda apresentada cabe ao profissional escolher as técnicas para atender as necessidades dos usuários e alcançar os objetivos esperados. Nos termos de Iamamoto (2008, p. 208):

Requisita um perfil profissional culto, critico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações sociais. Exige-se, para tanto, compromisso ético-politico como os valores democráticos e competência teórico-metodológico na teoria critica em sua lógica de explicação da vida social. Esses elementos, aliados â pesquisa da realidade, possibilitam decifrar situações particulares com que se defronta o assistente social no seu trabalho, de modo a conecta-las aos processos sociais macroscópicos que as geraram e as modificam. Mas, requisita também, um profissional versando no instrumental técnico-operativo, capaz de potencializar as ações nos níveis de assessoria, planejamento, negociação, pesquisa e ação direta, estimuladora da participação dos sujeitos sociais nas decisões que lhes dizem respeito na defesa de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los.

Ao entrar em contato com uma realidade social o assistente social usa-se de princípios racionais para executar sua ação, devendo conhecer a totalidade da demanda apresentada percebendo a responsabilidade de sua intervenção.

O trabalho do assistente social vem tendo um crescimento demasiadamente devido as diferentes demandas oriundas dos serviços oferecidos por estes profissionais, buscando trazer mudanças significativas aos usuários, buscando garantir os seus direitos.

A instrumentalidade do profissional assistente social é necessária, pois estabelecem objetivos de ação, execução pratica profissional envolvendo o instrumental técnico-operativo. Segundo Guerra (2007, p. 02):

A instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício da profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num

determinado nível da realidade: no nível do cotidiano.


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Neste trabalho o objeto de estudos são as famílias no qual o elemento problemático é o consumo de drogas dentro das famílias, onde nosso publico alvo são famílias a quais estão perdendo ou perderão o vinculo familiar e acabam sendo acompanhadas pelo conselho tutelar.

O objetivo dessa pesquisa e fazer com que as famílias entendam a problemática do consumo de drogas, encaminha-las para serviços sócias, e construir novamente o vinculo familiar.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Saber a incidência de famílias comprometidas com a perda do vinculo familiar devido ao uso de drogas onde há envolvimento com crianças e adolescentes acompanhadas pelo conselho tutelar.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Neste trabalho os objetivos específicos é fazer que o trabalho em rede fosse cumprido para que famílias sejam estruturadas novamente, um trabalho com famílias que já estão com seus vínculos perdidos, onde crianças e adolescente acabam sendo envolvidos os por serem usuários, ou filhos de dependentes. Onde sofram com a violência física ou psicológica devido a este problema, onde acabam sendo acompanhadas pelo conselho tutelar.


  1. JUSTIFICATIVA

Devido o trabalho em rede e a procura por atendimentos a famílias acompanhadas pelo conselho tutelar e a grande incidência de famílias com problemas de drogadição. Uma pesquisa realizada junto ao conselho tutelar da cidade de Santa Mariana - Paraná e aos profissionais de serviço social do CRAS, vimos que grande maioria das famílias atendidas pelo conselho e encaminhadas para atendimentos sociais no CRAS, é famílias com incidência de drogas, ou pelos pais ou pelas crianças e adolescentes. Não falamos só em drogas ilícitas mas também licitas como a bebida e medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com