TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO..............................................................................................3

2 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................4

3 OBJETIVOS........................................................................................................4

3.1 GERAL.................................................................................................................4

3.2 ESPECÍFICOS...................................................................................................4

4 PÚBLICO ALVO..................................................................................................5

5 METAS A ATINGIR..............................................................................................5

6 METODOLOGIA.................................................................................................6

7 RECURSOS HUMANOS.... ................................................................................6

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇOES APOIADORAS.................................................7

9 AVALIAÇÃO........................................................................................................7

8 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO........................................................................8

9 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA.......................................................................9


  1. APRESENTAÇÃO

Partindo das teorias estudadas ao longo do curso de serviço social e na experiência do estagio II, foi possível identificar a pouca importância dada à Vigilância socioassistencial, um instrumento implantado para “impactar melhorias na gestão e nos serviços” (Orientações técnicas da Vigilância Socioassistencial, p. 9) de grande importância para ampliação da Proteção de Defesa de Direitos, que precisa ser valorizado bem executado e divulgado e precisa, principalmente interagir com os organismos que formam a gerência da política de assistência.

Na realidade atual percebemos os avanços da questão social, sua complexidade que aumenta constantemente; isso constitui desafios técnicos e também para a política de assistência social que pode a partir das informações produzidas investir nas capacidades de planejamento e gestão e até na melhoria dos serviços oferecidos.

A problemática levantada por este projeto é a pesquisa bibliográfica de alguns dos elementos acerca da importância da vigilância socioassistencial na política de assistência social, sua colaboração no fortalecimento da gestão, no enfrentamento dos desafios práticos na busca diária da solução dos problemas enfrentados pela população. Vamos nos permitir iluminar por alguns documentos citados ao longo do trabalho.

O objetivo principal do projeto é identificar a importância da vigilância socioassistencial dentro do que realmente é sua função, buscando conhecer o trabalho a ser executado, suas limitações e impactos na colaboração na política de assistência social, a caminho para a efetivação de direitos sociais.

Após coleta de dados através de leitura intensas sobre o tema escolhido o trabalho será estruturado com tópicos com a seguinte seqüência: delimitação e formulação do problema; formulação dos objetivos geral e especifico; justificativa; metodologia; revisão bibliográfica onde abordaremos com intensidade o assunto escolhido; cronograma da pesquisa; orçamento; resultados esperados e por ultimo, referencias, conforme disposto no sumario a cima.

2. JUSTIFICATIVA

A partir da experiência de estágio curricular obrigatório II, observando a irrelevância dada ao instrumento da vigilância socioassistencial local, nasceu a intenção de conhecer e refletir  o objeto da mesma e de como estas informações podem ser  utilizadas na melhoria da gestão e da qualidade dos serviços prestados às famílias e sujeitos.

Para que seja reconhecida a importância da vigilância socioassistencial como instrumento de qualificação nos serviços ofertados pelo município dentro da política de assistência social e seja desenvolvida certa interação entre os sustentáculos da política de assistência, a própria vigilância socioassistencial, a Proteção Social e a Defesa de Direitos, como forma preventiva e contribuição  para restaurar direitos violados e coibir situações de violência.

Foi pensado como público alvo o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza (SEDSCEP) e alguns outros órgãos parceiros dos serviços, conselheiros tutelares, estudantes de serviço social que queiram tomar conhecimento do assunto, entre outros.

Considerando que de tal maneira, o projeto a ser desenvolvido pode fortalecer o conhecimento e a importância que deve ser dada a Vigilância Socioassistencial, até incentivar o hábito das referencias e contra -referencias  nos serviço/instituições, despertando os trabalhadores desta política (política e assistência social) para o conhecimento da realidade do território e as necessidades da população.  

 3. OBJETIVOS

3.1. GERAL

Identificar a importância e função da vigilância socioassistencial na restauração de direitos violados no município.

3.2. ESPECÍFICOS

  • Conhecer como deve acontecer o trabalho da vigilância socioassistencial;
  • Refletir a vigilância socioassistencial como instrumento de gestão;
  • Perceber e identificar os impactos que a vigilância socioassistencial deve causar;

4. PÚBLICO ALVO

Foi pensado como público alvo o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza (SEDSCEP) e alguns outros órgãos parceiros dos serviços, conselheiros tutelares, estudantes de serviço social que queiram tomar conhecimento do assunto, entre outros.

É fato que, de algum modo e em alguma medida [os municípios e Estados realizam, em parte, atividades da vigilância socioassistencial]. Entretanto, ao serem realizadas de maneira dispersa, incompleta e assistemática raramente alcançam os resultados necessários para impactar melhorias na gestão e nos serviços. (ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA VIGILANCIA SOCIOASSISTENCIAL,  P. 7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com