TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto querubim serviço social

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 9

SERVIÇO SOCIAL

“PROJETO QUERUBIM”

ALEITAMENTO MATERNO E RESGATE A CIDADANIA

Acadêmica: Leandra Alves da Silva              RA 308320

Acadêmica: Marina Rosa de Souza Lima      RA 289203

Supervisora de Campo: Solange Maria Rodrigues Doldan

Tutora Presencial: Roseli Aparecida Pini

Eldorado – MS

Setembro de 2014.

 “PROJETO QUERUBIM”

Acadêmica; Leandra Alves da Silva.            RA: 308320.

Acadêmica: Marina Rosa de Souza Lima.    RA: 289203        

                                                    Relatório de Estágio apresentado ao                                                                                                                                                      curso  de   Serviço  Social do Centro

de Educação a Distância CEAD da Universidade ANHANGUERA UNIDERP como requisito Obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado, Serviço Social III.

AGRADECIMENTOS

     Agradecemos á Deus, aos nossos familiares por sua paciência, compreensão e carinho nos momentos mais difíceis. Aos nossos filhos, amigos, e as pessoas que com suas presenças nos fizeram compreender um mundo melhor.

REFLEXÃO:

“Amor, paciência, ética e muita determinação são condições necessárias para todos os que desejam trabalhar na área social”.

SUMÁRIO

Resumo..............................................................................................

Introdução..........................................................................................

Desenvolvimento................................................................................

Considerações Finais.........................................................................

Referencias Bibliográficas..................................................................

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo informar as gestantes sobre a importância do aleitamento materno, sendo que este é a pratica alimentar mais adequada para crianças de até seis (6) meses de vida, e apresentar uma revisão atualizada sobre aspectos práticos na promoção e no manejo do aleitamento materno. 

Buscou-se um projeto social no intuito de desenvolver uma ação socioeducativa que levasse informações concretas para as gestantes. Apresenta também a essas gestantes a inclusão de seu filho legalmente na sociedade através da certidão de nascimento, mostrando a importância desse documento que é a primeira identidade da criança, e é através da certidão que se obterá todos os outros documentos necessários, se tornando assim um cidadão.

INTRODUÇÃO:

 

O presente trabalho apresenta o Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Serviço Social à Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP 8º Semestre. O mesmo tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Serviço Social, experiências concretas de vivência em seu futuro campo de trabalho e de atuação, tendo como intuito proporcionar conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, programas e projetos de assistência social, preparando-os para atuar e desenvolver atribuições no âmbito da avaliação, elaboração e execução das políticas públicas, ou seja, trabalhar no estudo da realidade social, onde se insere a questão social, instrumento de trabalho do Assistente Social.

          O estágio concretiza-se como uma experiência única e indispensável, momento preparatório em que leva o acadêmico a uma reflexão de seus propósitos e aperfeiçoamento da aprendizagem, pois é onde começa a correlacionar teoria e prática, é visto também como período de exercício profissional previsto em currículo, pois é o período em que o estudante de graduação encontra-se em contato direto com o ambiente de trabalho. Nessa fase de aprendizado vale ressaltar que a preparação do acadêmico para o mercado de trabalho, encontra-se inserida na base prática, a fundamentação e especialização teórica ao exercício profissional, sob a qual exige a profissão. Contudo, o estagiário junto ao Supervisor de Campo e Assistente Social, a partir das demandas vivenciadas cotidianamente precisa empenhar-se no aprimoramento dos programas e dos serviços prestados a população. Deve também garantir sigilo profissional, para proteger os usuários das políticas públicas, realizarem estudos e pesquisas com o propósito de avaliar a realidade social e emitir parecer social.

Essa inserção possibilita ao futuro assistente social, a consolidação do processo de aprendizagem, pois complementa o estudo teórico das relações sociais e possibilita uma base estruturante para o entendimento conjuntural da profissão, tanto em relação à postura ética e moral de acordo com o Código de Ética, quanto pelo compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

           O estágio foi realizado no CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) de Eldorado - MS, localizado na Rua Rio Nicolau Ritter, n°300, Jardim Novo Eldorado, Os serviços de Proteção Social Básica da Assistência Social, ofertados no CRAS destinam-se as famílias que estão vulneráveis e se encontram em situação de risco, os mesmos são desenvolvidos por meio de ações preventivas, como estudo social, projetos, palestras, reuniões, campanhas socioeducativas, etc. A política de Assistência Social comporta equipes de trabalho Inter profissionais, sendo que a experiência, formação e intervenção histórica dos assistentes sociais nessa política social não só os habilitam a compor as equipes de trabalhadores, como privilegia esses profissionais um papel fundamental na consolidação da assistência social como direito de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com