TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos de pesquisa

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.662 Palavras (15 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 15

                                                      [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP DE SANTO ANDRÉ

SERVIÇO SOCIAL 6º SEMESTRE

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA: Ma. Ana Lúcia A. Antônio

TUTOR Á DISTÂNCIA: Kheila Aparecida Contador Soares

Santo André, SP.

             2014.

                                          INTRODUÇÃO

Este trabalho nos proporcia o entendimento das formas de violência contra a mulher, abordando o tema Violência Doméstica contra a Mulher, expressando a permanência do modelo patriarcal que esta inserida desde os primórdios na cultura de nossa sociedade.

Assim, ele nos esclarece que na história durante muito tempo a violência sofrida pelas mulheres não era considerada um problema social que exigisse a intervenção do Estado, pelo fato de ocorrer, sobretudo, no espaço doméstico e em meio a relações conjugais e familiares.

Entender o quanto a violência doméstica é um desafio constante para pessoas que acreditam num mundo justo e igual, sem nenhuma forma de discriminação, intolerância e dominação. Neste âmbito, o papel do Assistente Social passa a ser de extrema importância, pois este profissional esta à frente no atendimento deste grupo, visando sua emancipação.

O assistente social deve trabalhar com as redes, articulando a partir do seu espaço de trabalho, tanto no aspecto de intervenção ás situações de violência intrafamiliar como no aspecto de prevenção e formação de novos valores sociais.

Em todos os campos de trabalho onde o assistente social atua ele pode desenvolver um trabalho junto às mulheres, aos homens, aos jovens, ás crianças e adolescentes que possa tanto esclarecer, orientar e possibilitar a reflexão sobre essa questão, como atuar no sentido de formação de valores mais igualitários e harmoniosos entre as pessoas. Trabalhar a PAZ interior e exterior de cada ser, mediando conflitos e visando transformação.

JUSTIFICATIVA

A compreensão de que a ciência é o que nos produz conhecimento, e que existem formas peculiares de produzi-la. Já o termo científico é a comprovação de tudo aquilo que se foi constatado, utilizando a produção do conhecimento científico, instrumentos e métodos para um referencial teórico para a construção do objeto de pesquisa, assim para trabalharmos uma boa pesquisa, temos que primeiramente construir o objeto a ser estudado e depois analisarmos este mais detalhadamente, para a fim de obtermos o entendimento da realidade social do problema existente.

Diante disto, no decorrer deste projeto, avaliamos a Violência Doméstica contra a Mulher como um problema ainda muito contemporâneo em nossa sociedade.

A violência é qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto privada.

A escolha deste tema ocorre, pois quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica.

É necessário o estudo das ações práticas no enfrentamento à violência contra mulheres, uma destas práticas é o Pacto Nacional pelo enfrentamento à violência contra mulher, que foi criado três anos após o Plano Nacional de Políticas para mulheres desenvolvido pela Secretaria de políticas para mulheres, da Presidência da república em 2005.

De acordo com a Convenção de Belém do Pará em 1994 definiu-se a punição e erradicação à violência contra mulher, além de explicar as formas que esta violência pode assumir e os lugares onde se pode manifestar.

Foi com embasamento nesta convenção que a definição de violência contra a mulher consta na Lei Maria da Penha.

Assim, as mulheres passaram a dispor de uma lei que as ampara a lei N° 11340, de agosto de 2006. Ela reafirma a igualdade entre homens e mulheres, que esta prevista em nossa Constituição Federal de 1988.

Esta lei prevê a proteção com o afastamento do agressor do lar, a proibição de sua aproximação e contato com a vítima, bem como sua prisão preventiva por descumprimento de ordem judicial que concedeu medidas protetivas.

Essa pesquisa fundamenta-se em dados reais do mapa da violência de 2012: homicídio de mulheres no Brasil, onde mostram que é principalmente no ambiente doméstico que ocorre a violência contra a mulher, trazendo à tona a taxa de ocorrência no ambiente doméstico é de 71,8% enquanto em vias públicas é de 15,6%.

Nota-se que na atualidade as mulheres denunciam os maus tratos que sofrem com mais frequência e que a Lei Maria da Penha encoraja para que mais denúncias sejam efetuadas, apesar de ainda ter a necessidade de ser acrescida de mais poder e pulso firme com os agressores.

No enfrentamento da questão violência contra a mulher entende-se que é de suma importância que o Assistente Social faça uma análise do papel da mulher desde os primórdios até os dias atuais, levando em consideração a questão ideológica a questão da identidade e a questão da representação social. Ressaltar que ela pode e deve dizer não a ato violento, pois é um ser dotado de capacidade e qualidades.

O assistente social pode ser um agente de combate, atuando na prevenção e também na eliminação dela. É um trabalho árduo, já que as mulheres a maioria que procuram o profissional não conseguem fazer a ruptura e precisam de uma ajuda que exige paciência e muita compreensão. Muitas se separam de seu agressor e depois de um tempo voltam com ele e estão novamente procurando ajuda. Os serviços que atuam junto a mulheres que sofrem violência doméstica devem trabalhar não só com a mulher, mas também com seu agressor refletindo com eles sobre os principais determinantes que levam a violência intrafamiliar, para que possam modificar as relações de dominação/subordinação; desrespeito/respeito; egoísmo/solidariedade; desigualdade/igualdade; ausência de dialogo/ dependência financeira/ independência financeira e também trabalhando com a autonomia, emancipação e autoestima da mulher.

Ao refletirmos como futuro profissional do Serviço social entende-se que existe a necessidade emergencial de se trabalhar em prol do combate à violência contra a mulher, considerando a complexidade das relações que as integra exigir o comprometimento de todos, de instâncias governamentais e da sociedade civil, através de ações que tenham como objetivo central a proteção à mulher vitimada, sem esquecer, porém, a importância de se trabalhar com o autor da violência.

OBJETIVO GERAL

Compreender o contexto que engloba a violência doméstica, para que viabilize a emancipação e enfrentamento desta realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com