TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Serviço Social

Por:   •  31/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera-Uniderp

Serviço Social

Psicologia e Serviço Social II

Alunos:

Alessandra Rodrigues da Silva                                           RA 7930698133

Débora Cristina da Silva Pavani                                         RA 6790406876

Isabel Cristina Porcidonio                                                   RA 7759668764

Wandercéia de Souza Xavier                                              RA 7377567933

Professora: Priscila Pitanga

Análise do filme Tropa de Elite

Sorocaba, setembro /2014


[pic 2]

Tropa de Elite

Introdução:

O filme Tropa de Elite (Brasil, 2007 direção de José Padilha) e uma obra que relata as atividades da principal polícia do Estado do Rio de Janeiro, no filme podemos analisar diversos conflitos sociais, o que mais nos chamou a atenção foi o tráfico de drogas e a corrupção. Aspectos referentes à violência, indicando as diferenças e as manifestações culturais do ser humano. Podemos ver nitidamente a participação de dois grupos, os que dominam e os que subordinam, é mostrado também o caos do poder público, a corrupção capitalista da polícia os interesses políticos, a falta de segurança pública e o abandono das políticas sociais no cotidiano da sociedade.

        A narrativa do filme é intensa na descrição da realidade diária da polícia militar do estado do Rio de Janeiro segundo o autor o filme baseia-se em relatos reais. O personagem central do filme é um Capitão do batalhão de operações especiais (BOPE), tropa de elite da polícia militar carioca considerada internacionalmente como a melhor força de combate urbano.

        Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõe as entranhas de uma corporação policial que existe no Brasil há duzentos anos (criada em 1808 por D.João VI) a PMERJ têm em seus quadros muitos policiais honestos e valorosos, porem os maus policiais existem em qualquer organização policial no mundo e são esses policiais corruptos é que são denunciados no filme.

Analise:

        O filme trata claramente dos problemas sociais, conforme descreve o protagonista Nascimento, o Rio de Janeiro tem mais de 700 favelas e armas que, em outros países são utilizadas para fazer guerra, na cidade do Rio é utilizado para o crime. O policial tem apenas duas opções, se omitir, ou se corromper, policiais corruptos cobram muito dinheiro para fazer vista grossa com tráfico de drogas dentro das favelas, portanto a “paz” do Rio de Janeiro depende de um delicado equilíbrio entre os bandidos e a corrupção dos policiais, ali a honestidade não faz parte do jogo, mas como foi dito no inicio os policiais honestos partem para a guerra.

        O BOPE é a tropa de elite da polícia, eles fazem parte da polícia militar, seus métodos são totalmente diferente, esse grupo foi criado justamente para intervir quando a polícia convencional não consegue resolver o problema, com o uso de estratégias além de combater o tráfico de drogas é preciso que se desarme a população para acabar com a guerra na cidade. Infelizmente quem fornece as armas para os traficantes são os próprios policiais mediante pagamento de altos valores. O treinamento do BOPE é de exercito, extremamente rígido com o intuito mostrar aos soldados que o trabalho que eles irão enfrentar será como estar em uma guerra. As favelas são territórios complexos que deram abrigo a todo tipo de gente, famílias, vulneráveis vindas de outros estados à procura de trabalho e de melhores condições de vida aos poucos, se tornaram tão grande em extensão e quantidade de gente que o crime se instalou de maneira fácil e rápida.

        Muitos traficantes são influenciados desde pequenos a este universo, apenas um reflexo do contexto social das favelas, eles vivem numa cultura viciada no crime pela sedução do dinheiro fácil e rápido, diante de tanta pobreza, muitos jovens são assassinados antes de completar 18 anos, e os pais tendem a fazer o caminho inverso ao enterrar seus filhos, vítimas do tráfico.

        Os batalhões foram abandonados pelo Estado, à verba aplicada em segurança pública é muito baixa, onde o policial é mal remunerado, as viaturas estão sucateadas, propiciando cada vez mais a corrupção, ao ponto de policiais venderem segurança aos comerciantes se tornando um negócio bem lucrativo. Muitos policiais acreditam que, quem trabalha direito sempre se da mal, uma vez que o sistema não trabalha para resolver os problemas da sociedade é pra tentar resolver seus próprios problemas.

        De fato nas favelas do Rio de Janeiro o que se pode ver é o medo estampado no rosto das pessoas de bem, os policiais tendo que enfrentar essa guerra urbana contra o tráfico que só entende a linguagem da força e do confronto.

Conclusão:

        Essa atividade nos mostra o comportamento dos seres humanos, baseando no filme Tropa de Elite, relatando suas culturas, conflitos, manifestações, grupos sociais que podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade e tem como objetivo, fazer uma reflexão crítica sobre os acontecimentos sociais, psicológicos e econômicos que ocorrem na sociedade do ponto de vista do profissional do Serviço Social.

         Na Tropa de Elite os policiais usam de tortura e crueldade para mostrar a dinâmica da profissão, onde os personagens encontram-se encurralados no caos, da violência e da corrupção, possuí cenas intensas e críticas misturando a ficção com a realidade.

O que é cultura?

        A palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo, tendo um significado amplo, engloba os modos comuns e os aprendidos pela vida, em sociedade; incluindo o conhecimento, as crenças, os costumes, moral, hábitos e aptidões, adquiridos pelo homem, ou seja, a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos.

        De um modo geral a cultura se constitui de normas comportamentais ela se forma através de milhares de traços culturais selecionados, mas integrados, formando um todo, ela é dinâmica e contínua, em virtude de estar constantemente se modificando, em face dos contatos com outros grupos e com suas próprias descobertas e invenções, ampliando dessa maneira, o acervo cultural passando de geração em geração.

        A cultura é a base para a formação da sociedade, mas nenhuma sociedade é totalmente homogênea, existem padrões de comportamento distintos para homens e mulheres, para adultos e jovens. Quando os elementos de uma sociedade pensam e agem como membros de um grupo, expressam os padrões culturais do grupo, o comportamento do indivíduo é influenciado pelos padrões da cultura em que vive, através destes padrões culturais de diferentes sociedades produzem tipos distintos de personalidade e características próprias e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com