TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e serviço social

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MARISA CRISTINA GOMES - RA: 6918227731

KELI DE SOUSA - RA: 1299471612

SOLANGE GOMES ZAINA - RA: 6947468748

SANGIA LEME DO PRADO PEREIRA - RA: 6814009410

VÂNIA MARTINS MOURA - RA: 7984726434

DISCIPLINA: Psicologia e Serviço Social II

TÍTULO: Conflitos e Manifestações Sociais

SÃO BERNARDO DO CAMPO-SÃO PAULO.

2014

Sumário

Introdução2

Sinopse do filme Tropa de Elite3

Cultura3

Manifestação cultural3

Conflitos Sociais3

BOPE4

Conclusão5

Bibliografia5

INTRODUÇÃO

O trabalho é para falar sobre conflitos e manifestações sociais, cultura e resoluções de conflitos.

O objetivo deste trabalho é identificar varias faceta de manifestações e conflitos e abordar possíveis ações do Assistente Social em cada uma delas.

A metodologia utilizada foi pesquisa na internet, leitura de textos sugeridos pelo autor da ATPS e a analise do filme Tropa de Elite  dirigido por José Padilha no ano de 2007, que tem como tema principal a violência urbana e as ações do BOPE e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Sinopse do filme Tropa de Elite

Rio de Janeiro 1997, Roberto Nascimento capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão “apaziguar” o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato. Mas ele tem que cumprir as ordens enquanto procura por um substituto.Sua esposa Rosane está no final da gravidez e todos os dias lhe pede para sair da linha de frente do batalhão. Pressionado, o capitão sente os efeitos do estresse. Nesse clima, ele é chamado para mais uma emergência num morro.Em meio a um tiroteio em um baile funk, Nascimento e sua equipe têm que resgatar dois aspirantes à oficial da PM; Neto Gouveia e André Matias. Ansiosos para entrar em ação e impressionados com a  eficiência dos seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.

Cultura

O que é cultura?

 A palavra cultura vem do latim, significa cultivar, porém na sociedade moderna passou a usada genericamente para denominar o conhecimento, a arte, a s crenças, a lei, a moral, os costumes, e todos os hábitos e aptidões  adquiridos pelo homem, não somente em família mais também como parte de uma sociedade.

 Uma característica da cultura é o mecanismo adaptivo que é a capacidade que o individuo tem de responder ao meio de acordo com as mudanças de hábito e se tornam práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Referem-se a comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e preenchem a sociedade.

É como um conjunto de informações que juntamente com os costumes e conhecimentos de uma comunidade, tribo, sociedade ou povos que atuam diretamente na forma de agir das pessoas e nas sociedades.

Manifestação Cultural

No filme tropa de elite, as manifestações culturais  que se destaca é o baile funk, que na verdade uma das poucas formas de lazer nas comunidades dos morros, onde o acesso as outras formas de lazer é escasso, visto por muitas pessoas da sociedade como uma coisa nojenta e hedionda, para os participantes dessa manifestação cultural , o baile funk é apenas uma maneira de se reunir com os amigos, paquerar, ver e ser visto.

Conflitos Sociais

Os conflitos sociais são inúmeros,  e os que chamam mais a atenção é a corrupção policial, que usando a desculpa da baixa remuneração e do despreparo, fortalece o armamento dos bandidos, aceitação de suborno para não fazer o que é certo,  chegando ao ponto de não se saber quem e realmente quem, deixando a população totalmente a mercê dos criminosos,

A ONG que para desenvolver seu (trabalho), precisa da autorização dos traficantes, como se o tráfico fosse a representação das leis.

E também o uso indiscriminado de entorpecentes,  tanto  nos morros quanto entre a burguesia, o que aumenta a força do tráfico,

As ações públicas pertinente é a intervenção sistêmica do Estado, como responsável pela segurança  da população deve-se investir em treinamento e condições dignas de trabalho e fiscalização para acabar com a corrupção que corrói como um câncer o sistema.

O Estado também deve fiscalizar o terceiro setor afinal não basto ter boa vontade para fazer uma ONG, já que a responsabilidade do bem estar social é do Estado, o próprio Estado deve fiscalizar esta terceirização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (158.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com