TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e serviço social I

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

                                           [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

DESAFIO PROFISSIONAL

GRAJAÚ-MA.

2015

HISAMOR CARREIRO FERREIRA

RA: 9750450611  

PROF. A DISTÂNCIA: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

DESAFIO PROFISSIONAL

GRAJAÚ-MA

2015

Com toda certeza as duas profissões tanto serviço social quanto psicologia podem trabalhar juntas, é necessário apenas, que cada um desses profissionais entendam sua função em relação a analise critica da total realidade, tendo como base o conhecimento dos desafios a serem enfrentados pelas duas profissões na politica e na assistência social, sendo que o trabalho do assistente social seja feito de forma correta, e o psicólogo faça o seu papel de conversar com os adolescentes por exemplo.

Na atuação interdisciplinar entre esses profissionais requer uma atuação articulada, ou seja, uma pratica onde se possa discutir sobre os mais diferentes olhares acerca de um mesmo objeto e aceitar opiniões de diferentes abordagens. Esses profissionais precisam ter uma troca de experiência entre eles que possibilite o adolescente a buscar e promover o entendimento; e alcançar soluções para ultrapassar as barreiras impostas pela vida cotidiana.

Enquanto o trabalho do assistente social e do psicólogo dentro de uma equipe interdisciplinar é pensada como base no conceito de FERREIRA NETO (2008), onde ele afirma ser um total compartilhamento de saberes; onde há ações, responsabilidades na inovação da maneira de agir, para que se tenha novas ações coletivas para se enfrentar varias situações que se agravam para aqueles que estão vulneráveis socialmente.

Para os assistentes sociais e psicólogos é importante que eles entendam sua função frente a analise da realidade, pois, os desafios enfrentados por eles são bastante delicados é necessário que conheçam o território que abrange os indivíduos, conhecer os aspectos socioculturais relacionados a cada um deles. Na politica da assistência social em virtude dos desafios que lhes são impostos é importante que; o profissional crie espaços no ambiente de trabalho, promova discussões reflexivas tanto teóricas como metodológicas, e proporcione avanços efetivos.

Bibliografias

www.cress-mg.org.br acesso 26 de 2015 www.pol.org.br acesso em 27 de 2015 www.scielo.br acesso em 28 de 2015 www.goolgle.com.br http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfnB0AD/servico-social-no-contexto-ditadura-militar-no-brasil http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-profissional-de-servico-social-no-contexto-da-ditadura-militar-5303326. http://controlesocialdesarandi.com.br/biblioteca-do-social/monografias-do-social/servico-social-contexto-ditadura/

http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/sociais-aplicadas/servico-social/o-servico-social-e-o-contexto-historico-e-politico-na-ditadura-militar/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com