TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - PERCEPÇÕES E DISCUSSÕES ATUAIS.

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

SERVIÇO SOCIAL

POLO SEMIPRESENCIAL

QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - PERCEPÇÔES E DISCUSSÕES ATUAIS.

Aluno do 3º período de Serviço Social:

Ronaldo Felippe – 00376328

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

MAIO – 2010

RONALDO FELIPPE

QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - PERCEPÇÔES E DISCUSSÕES ATUAIS.

Trabalho apresentado para avaliação de rendimento escolar na disciplina de Oficina de Formação Questão Social.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

MAIO – 2010

SUMÁRIO

 1.        INTRODUÇÃO        4

 2.0 ENTREVISTA NÚMERO 01...        5  

3.0 ENTREVISTA NÚMERO 02......................................................................................7

 

4.0 ANALISE DOBRE AS REVISTAS.............................................................................8

5.0 ANALISE SOBRE A REPORTAGEM NÚMERO 01 .................................................9

6.0 ANALISE SOBRE A REPORTAGEM NÚMERO 02................................................10

7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................11

8.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12

  1. – INTRODUÇÃO

Abordar o tema deste trabalho sobre a questão social é adentrar no problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade, as rendas estão mal distribuídas, em pleno século XXI, grande parcela da população mundial padece com velhos inimigos, a desigualdade social e a pobreza. Estes problemas são os responsáveis por levar um grande contingente de pessoas na maioria jovens ao roubo, as drogas e ao crime organizado, em muitos casos são alternativas para que estas pessoas tenham condições de sobreviver e serem aceitas no meio em que vivem.

Após a analise da pesquisa e das entrevistas realizadas neste trabalho, observa-se que no que diz respeito à desigualdade social, a sociedade deve ser solidária e não ficar só esperando os milagres de um programa de governo, deve se mobilizar através de grupos, classes e associações e a exemplo de algumas ONGs, contribuir de forma significativa para a inclusão social de todos, cobrando políticas transparentes, criando programas e ações para melhorar as condições de vida das pessoas necessitadas no combate a pobreza e a desigualdade social.

                

        

                                   

                               

                             

2.0 – ENTREVISTA NÚMERO 01

        Nome: Searom Capucho Moraes

        Grau de Parentesco: Amigo

        Idade: 28 anos

        Profissão: Professor

Perguntas:

1) O que você entende por “questão social”?

No período escravagista, os “barões” eram responsáveis pelos escravos ao qual eles eram donos, assim, todos os assuntos inerentes ao bem estar dos mesmos , se é que podemos ressaltar o termo bem estar, como alimentação era de função de seu dono. Com o passar do tempo e o fim do período escravagista e o advento da revolução industrial com a montagem da linha de produção por Henry Ford, passando pelas diretas já, o estado ficou responsável pelo bem estar social. Contudo, isso não vem acontecendo, pois a negligência do mesmo é observada, em grande destaque, no que tange ao descaso com a saúde, segurança e educação. Destaca-se então como questão social todos os assuntos referentes à sociedade, ao qual pertence uma parcela da população, que pode ou não ser negligenciada pelo poder público  vigente, que tem por obrigação assegurar que todos os direitos e deveres do meio ao qual se encontra e destina.

2) Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles ? Dê alguns exemplos.

Partindo do pressupondo que é dever do estado, assegurar a qualidade de vida da população, observa-se que a falta de infra-estrutura e incompetência dos governantes faz com que o bem estar da população e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes seja comprometido. Destacamos que essa falha gera aumento de violência, precariedade nos serviços públicos (saúde, educação, esporte, segurança e lazer) e principalmente o aparecimento das mazelas, como problemas com drogas que são resultados da má administração pública. Tais mazelas e negligências caracterizam os principais problemas sociais vividos pela humanidade de hoje.

3) O que gera tanta desigualdade no país ?

A distribuição de renda, encontrada no país, acompanhada com a falta de comprometimento dos três poderes, geram um desequilíbrio no sistema capitalista financeiro, uma vez que, no que se refere à distribuição de renda, muitos quase não tem nada e poucos são os detentores da maior parte da riqueza do país. Quando nos referimos aos três poderes, no legislativo, as leis não favorecem a maior parte da população, quanto ao executivo, são privilegiados os detentores do poder(menor parte da população), devido a necessidade de garantir e angariar fundos para as próximas eleições e o judiciário, que promete uma justiça igualitária, onde a mesma sobressai diante das questões raciais e econômicas, encontramos, não que se justifique, pequenos delitos, como o roubo de um cesta básica para a alimentação dos filhos, combatidos com os rigores da lei, enquanto crimes contra a economia pública como o desvio de verbas, ficam impunes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com