TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada).

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  2.069 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)

Serviço Social - 1º Bimestre

Prof. José Junior

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada).

O assistente social defende a garantia de direitos dos cidadãos, ampliando o direito de assistência aos desamparados socialmente, dentro de uma política pública, respeitando os direitos humanos e a justiça social.

De acordo com CRESS (2016), o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica e reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, comprometendo-se com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, pois, sua formação é de cunho humanista. Para tal, o assistente social deve seguir o Código de Ética Profissional, construindo um projeto ético-político e profissional em compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia.

O assistente social é de fundamental importância para a sociedade, pois, ele visa à mudança social, ajuda a resolver problemas entre as pessoas e também incentiva a sua capacidade e aptidão, dessa forma ajuda a promover o bem-estar da comunidade. Para isso, o assistente social conta com o apoio do Estado.

A Assistência Social é efetivamente direito do cidadão e dever do Estado conforme preceitua o LOAS, portanto, no âmbito da nação brasileira, todo e qualquer cidadão que da Assistência Social precisa ter acesso à política (RODRIGUES,GUEDES,2011).

Assim, para que tenhamos um bem-estar na sociedade, é preciso que um assistente social possa estar colocando em prática toda a sua capacidade crítica e reflexiva, para que dessa forma possa ajudar a solucionar problemas sociais. Porém, é preciso que o Estado ajude-o.

Referências Bibliográficas

CRESS, Conselho Regional de Serviço Social. Disponível em: <http://site.cress-se.org.br/?page_id=139>. Acessado em 22 de Setembro de 2016, às 14h43min.

RODRIGUES, Ivone de Morais.; GUEDES, Nair Soares. A Assistência Social e o Assistencialismo: desafio da garantia de direitos pelos Assistentes Sociais. CRESS, Fevereiro de 2011. Disponível em: <http://site.cress-se.org.br/?p=1059>. Acessado em 22 de Setembro de 2016, às 20h52min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com