TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a lei de Rouen?

Tese: Qual é a lei de Rouen?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é a Lei Rouanet?

Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.

As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.

2. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

Grande destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa fisíca) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.

PESSOAS FÍSICAS: Direito a dedução no imposto de renda devido na declaração de rendimento anual, só para valores efetivamente destinados no ano-calendário:

80% do somatório das doações e 60% do somatório dos patrocínios.

Faz-se saber que a dedução não poderá ultrapassar a 6% do imposto devido e, que o valor excedente ao limite de dedutibilidade não poderá ser deduzido nas declarações posteriores.

PESSOAS JURÍDICAS: De lucro real, presumido ou arbitrado poderão deduzir do imposto de renda devido, os seguintes percentuais dos valores efetivamente destinados à projetos culturais, no entanto, a dedução não poderá ultrapassar a 4% do imposto devido.

40% do somatório das doações e 30% do somatório dos patrocínios

3. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

EFICAZ: Sim, pois através de eventos como esses , atraem publico de diversas classes sociais possibilitando a viabilidade das pessoas nas questões

culturais de nossos país.

LIMITADA: Como todo empreendimento as empresas tende-se a ficar retraído quanto participar ou não.

Bibliografia:

http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/Regulamentacao-e-incentivo/lei-rouanet

http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/25/mecanismos-de-apoio/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com