TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quase Deuses

Dissertações: Quase Deuses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Quase Deuses, tradução de “Something The Lord Made”, é um filme Jiseph Sargent, lançado em 2004. Filme dramático, que aborda temas como: preconceito racial, a revolução da medicina e a importância de realizar nossos sonhos.

O filme Quase Deuses conta a história verídica e emocionante de dois homens, que desafiaram as regras de sua época para iniciar uma revolução médica. A história se passa nos anos 40, na Baltimore, nos Estados Unidos.

Após a grande depressão de 1929 Vivien Thomas (Mos Def) é demitido e todas as suas economias que estavam guardadas no banco, para a faculdade de medicina, durante sete anos foram perdidas, pois o banco faliu.

Thomas consegue o emprego de faxineiro onde irá trabalhar para Alfred Blalock (Alan Rickman) um médico pesquisador que se tornou grande inspiração para Thomas.

A partir daí Thomas começa estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho. Logo, Blalock descobre que Thomas possui uma inteligência privilegiada e que pode ser melhor aproveitado.

Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração, tendo-o Thomas como auxiliar. Os dois realizavam cirurgias cardíacas utilizando técnicas sem precedentes, atuando como equipe de maneira impressionante.

Juntamente com Thomas, Blalock encontrou uma nova técnica para realizar cirurgias de coração e conseguem salvar a vida de um bebê.

Ocorre que Blalock por ser branco formado em medicina e chefe do departamento cirúrgico do hospital foi o único que recebeu os méritos devido ao grande descobrimento que salvou muitas vidas.

Thomas, por ser negro, pobre e apenas um auxiliar do médico foi totalmente esquecido e humilhado.

Somente no final do filme é que Blalock assume não ser o responsável pelos métodos de salvar as vidas e daí em diante Thomas recebe seus devidos méritos, se tornando um dos maiores profissionais da instituição, sendo consagrado com seu retrato no rol dos médicos mais talentosos e inovadores do hospital ao lado do retrato de Blalock.

No decorrer desde filme, passam cenas onde podemos perceber a sociedade racista e preconceituosa da época, onde os negros ao andar nas ruas tinham que dar preferência, abrir o caminho para os brancos passarem; os negros só poderiam sentavam-se na parte detrás do ônibus. Inclusive Thomas, não tinha livre acesso no hospital onde trabalhava, ele tinha de bater seu ponto como um empregado de terceiro setor, setor onde todos eram negros.

Enfim além de relatar o comportamento da sociedade da época, a mensagem marcante do filme sem dúvida é a força de vontade, a perseverança, pois Thomas mesmo diante das dificuldades e das vicissitudes da vida em momento algum ele pensou em desistir, ele continuou firme nos seus objetivos até o final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com