TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Sistema Acadêmico

Dissertações: Questionário Sobre Sistema Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Acadêmico - Questionário:

01) O que é uma área afim e quem define?

São áreas de conhecimentos consideradas próximas, relacionadas entre si, de grande importância nos estudos acadêmicos

No Brasil a CAPES ( Fundação coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior), instituição ligada ao Ministério da Educação, publica a tabela de áreas de conhecimento em que podem ser controladas as grandes áreas e as áreas afins ( ela pode ser acessada diretamente no site da capes: WWW.capes.gov.br).

02) O PHD é um grau mais avançado que o doutorado?

Não. São áreas de conhecimento correspondentes. PHD é a sigla utilizada no sistema norte americano equivalente ao doutorado.

03) O que é pós doutorado?

É uma atividade especializada ou estágio de pesquisa em universidade, realizada após a conclusão do doutorado, baseado num projeto de pesquisa supervisionado, durante o período quee varia de três meses a um ano, podendo chegar até dois anos. O pós doutorado não confere um novo grau ou diploma.

04) O que são livre-docente e professor titular?

São níveis funcionais das carreiras profissionais dos docentes de ensino superior das universidades públicas brasileiras. Nas universidades estaduais, por exemplo, há livre-docência e titularidade. Nas universidades federais há somente a titularidade. Para alcançar esses níveis de carreira existem concursos públicos de provas e títulos específicos. Na universidade privada, a carreira é bem diferenciada, específica.

05) O que é defesa direta da tese?

Permite a um candidato torna-se doutor diretamente pela defesa de uma tese que ele escreveu sem auxílio da instituição. Faz-se um pedido á instituição com a apresentação da tese já escrita, se o pedido for aceito, o aluno vai para defesa pública da tese. Se for aprovado, recebe grau e o diploma de doutor sem ter que cursar os créditos e cumprir os demais requisitos dos programas.

06) Quais são as melhores universidades para cursar o mestrado e doutorado no Brasil?

São avaliações periódicas realizadas pela Capes com resultados trienais, onde procuram deixar claro aos interessados, quais são as melhores universidades para cursar mestrado e doutorado no Brasil. Dependendo do curso desejado, é possível que alguma universidade considerada da pequena ou pouco conhecida apresente boa qualidade.

07) Como saber se o diploma da universidade que escolhi é válido?

Os cursos de mestrados e doutorado precisam ser autorizados pela Capes. Essa autorização não é permanente e pode ser cancelada, caso o curso seja considerado ruim durante a avaliação dos programas existentes. A forma mais segura de saber se o curso está valendo é consultado no site da Capes (WWW.capes.gov.br).

08) O que é dependência em língua estrangeira no mestrado ou no doutorado?

É a circusntância em que fica um aluno que foi aceito no programa de mestrado ou doutorado quando não consegue uma boa nota na prova de língua estrangeira. O programa dá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com