TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário para desenvolvimento pessoal e profissional

Seminário: Questionário para desenvolvimento pessoal e profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário desenvolvimento pessoal e profissional

Embora compartilhemos um mundo comum, as formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa para outra. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra (Rothmann e Cooper, 2009, extraído do livro-texto, p.16). A essa maneira individual de perceber as coisas, chamamos visão de mundo.

II) Existem visões de mundo diferentes, portanto as diferentes visões podem ser classificadas como certas e erradas, boas ou ruins.

IV) Como a cultura regional influencia a todos, pode-se afirmar que pessoas que vivem na mesma região têm visões de mundo idênticas.

Podemos identificar cinco principais agentes de socialização:

A família, a escola, os grupos de ''status'', os meios de comunicação de massa e os grupos de referencia.

A Família é o agente básico e o mais importante no qual o indviduo é influenciado

A escola é um importante momento do processo de socialização, quando as relações informais-pessoais que predominam na família são substituidas por relações formais-impessoais.

Grupos de ''status'' aumentam sua importancia para o processo de socialização com o avanço da idade do individuo. ex: pequenos grupos com a mesma faixa de idade.

Os meios de comunicação de massa a televisão são relativamente, novos agentes de socialização. há evidencias de que a violencia estimula o comportamento agressivo e as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem em relação a mulher.

Grupos de referência: São utilizados como modelo de comportamento e de atitudes ao longo da vidado individuo, e podem ter papel positivo ou negativo. Os artistas de televisão e os jogadores de futebol são grupos utilizados como modelo de comportamnto.

Socialização é a integração do indivíduo numa sociedade apropriando comportamentos e atitudes modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas, em que o indivíduo se inserea assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização, que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser, admitido na sociedade.

Socialização primária: onde a criança aprende, e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com