TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão: Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de Serviço Social

                

Camila Rubia de Santana – RA 1503513

Geisienne da Silva Lima – RA 1510302

Questão: Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        03

2. Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?

Prof. José Junior         04

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        06

1. INTRODUÇÃO

O serviço social originou-se dentro da Igreja Católica com a visão em ajudar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Onde a grande classe econômica só servia aos que tinham uma classe mais alta na sociedade. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico, tento assim ajudar aqueles que tinham uma classe econômica muito mais baixa.

A profissão de serviço social passou por grandes mudanças com o passar do tempo e houve uma nova regulamentação no ano de 2013 a lei 8662, com isso o serviço social instituiu um novo código de ética, fazendo o comprometimento com a democracia e seu povo.

  1. Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?

Prof. José Junior

        O Serviço Social é um curso que foi regulamentado em 1957, com base de um curso de nível de graduação, tendo assim uma grande formação como outros cursos, o graduado tem que ser registrado no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social), onde o graduado pretende atuar, a lei que regulamenta o curso de Serviço Social é 8662/93, e desde que essa lei foi regulamentada a profissão de Assistente Social vem sendo redefinida cada vez mais.  A assistente Social tem uma postura ética, e o objetivo dela e diminuir as diferenças sociais, fazendo com que a desigualdade social, possa vir a ser diminuída com seu trabalho, potencializando a diferença e colocando as pessoas de baixa renda novamente a sociedade que pertencem por seu direito. Defendendo e garantindo o direito e a assistência dos desamparados socialmente dentro de uma política de igualdade social.

A atuação profissional do assistente social pode ser realizada de várias formas, através de instituições com o intuito de oferecer serviços públicos para pessoas e comunidades que necessitam de apoio para sua autonomia, inclusão social, ter direito a participação da cidadania e direitos sociais e humanos. Esses serviços podem ser na rede privada, pública e ONGs. O campo de atuação de um Assistente Social pode ser em prefeituras, empresas, concursos, hospitais, escolas, sindicatos, sistema previdenciário, ONGs, centros comunitários e universidades. Mesmo em tempos atuais o Assistente Social não tem piso salarial, porém tem uma tabela de Honorários, assim fixa um valor mínimo ao Assiste Social. Existe um projeto de lei na Câmara dos Deputados reivindicando um piso em torno de R$4.000,00. A jornada semanal de trabalho da assistente social deve ser de, no máximo, 30 horas, de acordo com a Lei 8.662/1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com