TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social e Serviço Social

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Larissa Murta Barros

Maria Luiza Silva Lacerda

A GARANTIA DO DIREITO À ASSISTENCIA SOCIAL PARA AS FAMILIAS QUE VIVEM NO MEIO RURAL

Trabalho apresentado à disciplina Questão Social e Serviço Social, do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientadora: Profa. Mônica H. M. Costa

Belo Horizonte

2021

  1. INTRODUÇÃO

O tema a ser abordado no presente trabalho trata sobre como vem se estabelecendo o direito à assistência social para as famílias do meio rural. A situação de extrema pobreza da população no meio urbano é menor que o índice de pobreza na zona rural. Nesse sentido torna-se necessário a visibilidade com ênfase nessa realidade.

O foco desse estudo foi um município da região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul, onde foram realizadas entrevistas com diversos grupos familiares do campo e assistentes sociais que trabalham no CRAS Rural a fim de verificar a acessibilidade dos serviços sociais e a compreensão do direito dessas famílias à assistência social.

A política de assistência social deve-se conduzir também para a população do meio rural, garantindo seus direitos. Este estudo dispõe-se da necessidade de garantir o direito a assistência social no campo, que historicamente sempre esteve às margens dos direitos sociais garantidos pelo Brasil.

Existem grandes desafios quanto a produção teórica no âmbito do Serviço Social frente a essa temática. O Serviço Social não pode esquecer que o rural é parte de um todo e que deve ser implementada políticas de proteção social efetivas que atendem as peculiaridades do povo rural.

Por fim, busca-se com a realização desse trabalho dar visibilidade à realidade vivida pelas famílias no meio rural, bem como contribuir com o aprimoramento das políticas públicas, em especial, a Política de Assistência Social.

  1. DESENVOLVIMENTO

Area de atuação

Trabalho Social no Âmbito Rural 

Eis um campo de ação que oferece muitas possibilidades de trabalho, mas onde muito poucos desejam trabalhar, a não ser no começo da vida profissional. Os trabalhadores sociais tendem a preferir o trabalho nas zonas urbanas, sobretudo nas cidades (fato comum em todas as profissões). A título de desculpa, diga-se também, que há um escasso desenvolvimento dos programas de serviços sociais no setor rural. (ANDER-EGG, 1995, p.18)

Desde que começou a se colocar e falar a respeito do problema do desenvolvimento rural integrado, visto como um processo que se realiza através da participação consciente e crítica da população na análise e solução dos seus problemas e na transformação da sua situação, o trabalho social apresenta-se como um elemento essencial de toda a estratégia de desenvolvimento rural. (ANDER-EGG, 1995, p.19)

Assistência Social

“ajuda econômica (em dinheiro ou mercadoria) a famílias necessitadas ou carentes;” (ANDER-EGG, 1995, p.20)

“preparação para a escolarização;” (ANDER-EGG, 1995, p.21)

“gabinetes psicopedagógicos, com interesse especial em problemas de fracasso ou atraso escolar;” (ANDER-EGG, 1995, p.21)

Informação e orientação social, assessoria técnica, etc., em relação aos seus direitos e recursos visando a resolver as suas necessidades bem como para orientá-los na procura de outros serviços. Além disso, este serviço terá que detectar os problemas da população com elevado risco social. (ANDER-EGG, 1995, p.24).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com