TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social e Serviço Social ( IAMAMOTO)

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

EUDA NERES RIBEIRO

QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

MIRACEMA DO TOCANTINS

2017


[pic 2]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

EUDA NERES RIBEIRO

RESUMO CRÍTICO

Trabalho avaliativo referente à disciplina de Questão social, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. Profº. Dr. Rose Santos.

MIRACEMA DO TOCANTINS

2017

A QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO (IAMAMOTO)

No que diz respeito a essa expressão “questão social”, a mesma foi tratada historicamente como uma força ameaça da classe operária na luta de classe, como uma força contra a burguesia. Por meio desta também era possível pressionar e questionar as atitudes da classe burguesa, se tornando uma luta entre ambos.

Segundo Iamamoto (2001, pg.11) a tese a ser desenvolvida considera a “questão social” indissociável do processo de acumulação, não é um fenômeno recente, mas advinda do esgotamento dos 30 anos glorioso da expansão capitalista.

Nesta luta da relação capital e trabalho, a questão social saiu do âmbito privado para ser atividade transferida ao estado, pois os problemas causados por suas expressões estavam afetando a produção capitalista. Nesse leque foram constituídos vários direitos e deveres dos participe do processo. Porém, atualmente o trabalho do estado em relação à questão social, está sendo focalizado, pontual, “contra a pobreza”, para manter a ordem, assistencialista, além disso, tratado como caso de polícia para coibir os processos.

É saliente a verificação de que em tempos de acirramento do individualismo burguês, pautado pela lógica de acumulação Assim, os excluídos “do mundo do trabalho” como, por exemplo, o exercito industrial de reserva, buscam reivindicar o mínimo para sobrevivência, e o estado torna intensa onda de criminalização dos movimentos sociais na contemporaneidade.

Portanto o texto lido traz, neste cenário de perca de direitos e intervenção estatal, o assistente social trabalha mediando a relação capital e trabalho, deste modo, no que toca questão social, a constituição brasileira traz princípios de democratização, universalização dos direitos, assim na concepção de seguridade social. Segundo o demonstrativo dos conselhos (2000), no Brasil no âmbito governamental o assistente social tem realizados trabalhos nos conselhos de saúde e assistência social na esfera nacional, estadual e municipal, além dos conselhos tutelares e conselhos de direito, pois estes estão mais volumosos em todo país, assim onde estão sendo mais trabalhada a questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (419.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com