TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Administrativo, Fabula dos Porcos assados

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho vamos falar de sobre a Administração Pública

A fábula dos porcos assados

(todos os direitos reservados à fonte http://milongasagranel.blogspot.com.br/2007/12/fbula-dos-porcos-assados.html)

Caro aluno, vamos iniciar nossos estudos sobre Administração Pública com a fábula abaixo. Você deverá chegar à seguinte conclusão: nossa Administração Pública é eficiente e inteligente ou não? EXISTE UMA CRISE DO BEM-ESTAR SOCIAL?

“Uma tribo, há muitos e muitos anos, vivia da floresta, comendo muitas raízes, plantas, alguns peixes em lagos próximos e alguns animais pequenos.

Certa vez, aconteceu um incêndio num bosque onde havia alguns porcos, que foram assados pelo fogo. Os homens da tribo, acostumados a comer carne crua, experimentaram o porco assado e acharam deliciosa a carne assada. A partir daí, toda vez que queriam comer porco assado, incendiavam um bosque.

Como dava muito trabalho queimar um bosque inteiro por vez, tentaram mudar o SISTEMA.

Às vezes a coisa desandava: às vezes, os animais ficavam queimados demais ou parcialmente crus. O processo preocupava muito a todos, porque se o SISTEMA falhava, as perdas ocasionadas eram muito grandes - milhões eram os que se alimentavam de carne assada e também milhões os que se ocupavam com a tarefa de assá-los. Portanto, o SISTEMA simplesmente não podia falhar. Mas, curiosamente, quanto mais crescia a escala do processo, mais parecia falhar e maiores eram as perdas causadas.

O princípio da moralidade traduz um dever da Administração Pública. O administrador deve, além da legalidade e outros princípios, observar a ética, a razoabilidade e a justiça. A moralidade é pressuposto do ato administrativo. Existe em nosso ordenamento a punição para o administrador amoral (pena de advertência, suspensão e demissão, além do impeachment, com a perda do cargo, previsto para autoridades específicas). A moralidade deve pautar-se pelo interesse coletivo, e não particular do administrador. A moralidade liga-se estreitamente com a probidade (integridade de caráter e honradez)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com