TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLETINDO A CERCA DA CIÊNCIA

Tese: REFLETINDO A CERCA DA CIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro *

Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos **

Walter Antonio Bazzo ***

SÍNTESE: O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.

SÍNTESIS: El artículo tiene como meta discutir la importancia de trabajar, en el aula, los temas que contemplen las relaciones existentes en el contexto científico-tecnológico y social. Para ello, se expone cómo la Universidad Tecnológica Federal del Paraná (UTFPR) se ha ocupado de tales cuestiones referentes a la educación secundaria. Se acentúa que los trabajos desarrollados en el referido nivel se sostienen en el presupuesto epistemológico del enfoque CTS (Ciencia, Tecnología y Sociedad) desde la investigación empírica basada en las premisas de la investigación-acción. Se destaca, de esta manera, la necesidad de que el público escolar tenga subsidios suficientes, en su proceso de formación, para entender y para juzgar la veracidad de las evidencias presentadas por la ciencia y la tecnología, comparándolas con otras también significativas, para que puedan tomar decisiones ante los problemas que envuelvan la sociedad.

ABSTRACT: The goal of this article is to discuss the importance of working, inside the classroom, on those issues related to the existent relations in the scientific, technical and social context. With this aim, we will show how the "Universidad Tecnológica Federal del Paraná" (UTFPR) has dealt with the before mentioned issues, as related to secondary school. It is emphasized that projects developed at this level have been aided by the epistemological assumptions of the CTS approach (Spanish initials for Science, Technology and Society), even from empirical research based on the premise of action-research. In this way, we highlight the scholars' need for aid throughout their education process, in order to be able to understand and to pass judgment on the truth of the evidence by science and technology presented. It also teaches them how to compare them with other important evidence and thus enabling them to make decisions in the face of problems of present day society.

1. Introdução

Por fazer parte de um contexto social em constante movimento e mutação, é possível afirmar que a educação precisa sofrer transformações de forma cada vez mais rápida, haja vista a nova compreensão que se tem sobre o papel da escola como elemento de desenvolvimento social, estimulada pela incorporação de novos conhecimentos, sejam científicos ou tecnológicos. Estes conhecimentos têm sido produzidos num volume avassalador, constantemente superados, colocando novos parâmetros para a formação do cidadão, pois conhecer não significa acumular conhecimentos. Dessa forma, a atual sociedade, marcada pela revolução tecnológica, vem exigir da escola que esta possa criar oportunidades para a formação de competências básicas, tanto no exercício da cidadania como no desempenho de atividades profissionais. Tal exigência é estabelecida na Constituição Brasileira de 1988, por meio do seguinte dispositivo:

A educação, direito de todos, é dever do estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Brasil, 1988, art. 205).

O referido dispositivo torna-se explícito no art. 22 da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sendo responsável pelo seu cumprimento a educação básica: "A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores" (Brasil, 1999).

Em seu artigo 21, a LDB considera como educação básica o conjunto formado pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, sendo este último considerado como "etapa final da educação básica". Nesse sentido, o ensino médio é considerado como parte integrante da educação básica, ficando evidenciado que a sua função primordial é completar a formação do indivíduo para a vida social, enquanto cidadão. O caráter formativo, atribuído ao ensino médio, foi conseguido pelas lutas que se travaram com vistas a se conseguir uma extensão da obrigatoriedade para esse grau de ensino. Incorporado na Constituição como resultado das pressões populares, esse dispositivo visa a estender o acesso ao ensino médio para todos os cidadãos brasileiros.

Com isso, não se pode mais reduzir o ensino médio ao objetivo restrito de preparação para o Ensino Superior (função essa, que lhe foi atribuída em grande parte das leis educacionais, até então, existentes), nem à função de formação profissionalizante. É no espaço do ensino médio, que se deve gerar para os educandos oportunidades que lhes permitam a formação de importantes capacidades:

[...] capacidade de abstração, do desenvolvimento do pensamento sistêmico, ao contrário da compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos, da criatividade, da curiosidade, da capacidade de pensar múltiplas alternativas para solução de um problema, ou seja, do desenvolvimento do pensamento divergente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco, do desenvolvimento do pensamento crítico, do saber comunicar-se, da capacidade de buscar conhecimento. (Brasil, 1999, p. 27).

Com o intuito de desenvolver as referidas capacidades, as propostas, que resultaram na reforma curricular do ensino médio, pautaram-se na construção de novos conhecimentos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com