TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO II

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.071 Palavras (17 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 17

IRANILDES ALVES DA SILVA  RA 402874

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SÃO LUIS/MA

2017

IRANILDES ALVES DA SILVA  RA 402874

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  -  CEAD   DA   UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP COMO REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA CUMPRIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

.

SÃO LUIS– MA

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04

2. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 11

IDENTIFICAÇÃO: PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

Nome da(s) Estagiária(s): IRANILDES ALVES DA SILVA     RA 402874

Curso: SERVIÇO SOCIAL   - Período: 6 º  -  Turno: Noturno   -  Ano: 2017

Telefone(098):   98807-1885      e-mail:  iranildesasilva@gmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: II

Local de Estágio: NÚCLEO PSICOSSOCIAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

Endereço: Rua dos Pinheiros, lote 12 a 15 – Antigo Hotel Panorama Palace endereço, cidade: São Luís/MA               Fone:  (98) 3219-1600      Email:

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): : CECILIA RUTH BATISTA DA SILVA

Nº CRESS 02690 / 2ª Região            Email:

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: RAQUEL LICAR CARVALHO 

Nº CRESS: 3980/2ª Região               Email: raquellicar@hotmail.com

Carga horária: 150 hr   Início: (07/08/2017) Término: (12/09/2017)

INTRODUÇÃO

O estágio II é a continuidade preparatória para a prática profissional do estagiário que também se deu acompanhada com a supervisão de um assistente social de campo e ensino de forma que possa proporcionar além de conhecimentos teórico-metodologico a intervenção de forma aplicada que possa interligar a teoria e a prática através da inserção do espaço sócio institucional, possibilitando o processo de formação profissional no âmbito em que esta inserido de acordo com as demandas existentes.

Diante dos instrumentais já presenciados e das demandas vivenciadas no estagio I, foi possível observar a importância de um projeto de intervenção, para que durante o estágio II, pudesse haver o desempenho do profissional de serviço social, enquanto profissão interventiva e atuante nas relações sociais, na busca pelo respaldo teórico, técnico e crítico da realidade e interferência intermediadora.

Diante disto, foi elaborado um Projeto de intervenção tendo em vista o observado nas problemáticas existentes, o descumprimento das políticas Públicas e o desrespeito com o Estatuto do Idoso, exigindo do Assistente Social o compromisso de investigar e obter resultados imediatos, possibilitando que a intervenção, fosse planejada de forma concreta e eficiente.

Por fim, após a identificação da problemática levantada no foco social; suas características; foi estudado a importância da elaboração de projeto de intervenção aplicado pelo assistente social, dentro do contexto. E, por fim, foram apresentadas as considerações finais.

I – DESENVOLVIMENTO

Foi observado durante o Estagio I, que o Ministério Público é uma instituição que tem responsabilidade com a ordem jurídica no Estado e fiscalização do poder público em várias esferas. Estudamos também que bem antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Ministério Público já existia, como se refere Rodrigues, 1999, p. 40. 

 “É certo que algumas das funções que actualmente exercem o Ministério Público já existiam na Grécia, em Roma e no começo da Idade Média. Tratava-se, porém de funções atribuídas a pessoas que não representavam uma estrutura nem usufruíam de um estatuto semelhante ao que, hoje, caracteriza o Ministério Público”.

Desta forma, com a criação de um Núcleo de Serviço Psicossocial das Promotorias de Justiça da Capital, através de ATO REGULAMENTAR Nº 004/2006-GPGJ em 13/06/2006, o Ministério Público do Maranhão resolveu juntar as atividades do Serviço Social em um só setor, permitindo a atuação das atividades em todas as áreas da profissão sendo que antes o serviço prestado por estes profissionais funcionavam individualmente em suas respectivas promotorias.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

 

O NÚCLEO DE SERVIÇO PSICOSSOCIAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CAPITAL desenvolve suas atividades previamente planejadas tais como: aproximar-se do instrumental técnico-operativo usado pelo assistente social no cotidiano, e foi através destes instrumentais que em nosso estágio II, fizemos parte de elaboração de relatórios como forma de aprendizagem sobre os arquivos e documentos disponíveis para os devidos atendimentos dentro do contexto da assistência social[1], além da participação nos atendimentos e orientações às organizações que prestam estes serviços, possibilitando o desenvolvimento investigativo e interativo da profissão com comprometimento ético-politico e técnico-operativo.

Com o aprendizado, é possível afirmar o quanto é importante a integração e aproximação da sociedade com as Políticas Públicas uma vez que, possibilita de forma geral e legal um espaço ao controle social, onde favorece a participação da população (Art. 5º, Inc. II), por meio do Núcleo no planejamento, acompanhamento e execução das ações e dos recursos, definindo prioridades, fiscalização e monitoramento da política de assistência social, objetivando a integração em direitos legais e de transparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com