TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado II

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE MATEMÁTICA

LEONARDO DE MELO BEZERRA

MARLUCE MACHADO DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Aracaju - SE

2015[pic 1]

LEONARDO DE MELO BEZERRA

MARLUCE MACHADO DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório apresentado a Universidade Tiradentes como um dos pré-requisitos de avaliação na disciplina Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Matemática.

ORIENTADOR:

Profº. Msc. Alex Sandro Barreto Melo

Aracaju – SE

2015[pic 2]

Agradecimento:

Agradecemos a Deus em primeiro lugar, pois sem a sua ajuda, a sua direção e o seu agir nós não teríamos capacidade para estar aqui, por se fazer presente em todos os momentos, por nos e ter dotado de saúde, sabedoria.

Agradecemos aos nossos pais que com toda humildade e simplicidade ensinou-nos a sermos pessoas decentes, a respeitar e buscar nossos sonhos de forma honesta ainda que seja com muito trabalho, mas sem nunca passar por cima de nenhum semelhante. Agradecemos também aos familiares e amigos por estar ao nosso lado em todos os momentos.

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.
Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?”. -
Isaac Newton

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”. - Platão

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................06

2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................07

          2.1 CARACTERIZAÇÃO.............................................................................07

          2.2 OBSERVAÇÃO......................................................................................07

          2.3 PLANEJAMENTO..................................................................................08

          2.4 REGÊNCIA..............................................................................................11

3. CONCLUSÕES....................................................................................................11

4. REFERÊNCIAS...................................................................................................12

5. ANEXOS..............................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma componente curricular obrigatória do Curso de Licenciatura em Matemática pautado pela Lei nº 87.497 de 1982 (alterada pela Lei nº 8.859 de março de 2004) e pela Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases) que institui diretrizes para os cursos de licenciatura em todo País.

O estágio é um momento primordial no processo de formação profissional, constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar de forma recíproca a aprendizagem na universidade tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que constituem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes unidade em nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar ao meio educacional. O estágio supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de intermediário entre os mundos acadêmicos e profissionais, ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de conhecimento da educação das diretrizes e de funcionamento das instituições e suas interações com a comunidade. O presente relatório objetiva relatar as atividades executadas durante o Estágio Supervisionado II (Ensino Fundamental) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tiradentes, como cumprimento das exigências já mencionadas.

O estágio foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva, a acadêmica Marluce Machado da Silva ficou nas turmas do 6º ano “A” e “B”, composta por cerca de 35 alunos cada turma, com faixa etária de 11 a 16 anos, direcionada pelo professor Leonardo de Melo Bezerra, Cursando Licenciatura em Matemática, estagiário contratado pela prefeitura e o acadêmico Leonardo de Melo bezerra ficou com o 9º ano “A”, composta por 29 alunos com faixa etária de 15 a 19 anos e o 6º ano “C”, composto por cerca de 30 alunos, direcionada pelo professor Edmilton dos Santos Teles, graduado em matemática, com 7 anos de experiência.

É necessário compreender que o estagio supervisionado, talvez mais do que o outros, componentes curriculares traz uma mutualidade, em que os que ensinam e os que aprendem são sujeitos de um processo, mais que de formação, de construção e criação. Assim é fundamental que o educador busque formas de conduzir os alunos no processo de aprendizagem utilizando-se de métodos e técnicas disponíveis. Para isso, é preciso ser criativo, organizado e dispor de senso valorativo da educação como garantir a formação de cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CARACTERIZAÇÃO

A instituição de ensino escolhida pela dupla de acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática composto por Leonardo de Melo Bezerra e Marluce Machado da Silva, foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva. A referida escola está localizada na Avenida Lamarão s/nº, Bairro Lamarão, Aracaju, onde sua comunidade escolar em sua maioria é representada por famílias de classe baixa, a escola trabalha com o ensino regular (Ensino Fundamental anos iniciais e finais) e com Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Uma escola com cerca de 76 funcionários, uma estrutura nova, a alimentação é fornecida para os alunos de todas as séries e todos os turnos.

  1. OBSERVAÇÃO

2.2.1 METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR

Em sala de aula foram ministrados os conteúdos com a utilização do livro didático da escola, do quadro branco, pincéis e do apagador. Foi feito a correção do exercício da aula anterior e uma revisão rápida com exemplos do cotidiano para que os alunos relembrassem o conteúdo. O quadro acrílico foi bastante utilizado. O livro didático foi o recurso mais utilizado sendo as atividades passadas para os alunos extraídas dele. Uma das formas de avaliação era os exercício que tomava um horário de 50mim para serem corrigidos através do quadro e serem colocados vistos naqueles que fizeram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com