TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  24/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade de Brasília - UnB

Instituto de Ciências Humanas - IH

Departamento de Serviço Social - SER

Disciplina: Estágio em serviço social I –


Aluno:
José Carlos Ramos

Matricula: 12/0122731

PROJETO DE INTERVENÇÃO – SERVIÇO SOCIAL

Julho de 2015

1 - DADOS DA INSTITUIÇÃO:

Centro de Saúde nº 2 – Nasf (núcleo de apoio à saúde da família)

Endereço: AE – Quadra 45 – Vila São José –Brazlândia

Telefone: (61) 33911771

Supervisora acadêmica: Isabela 

Supervisora de campo: Verônica Maria

E-mail:Vmacfonseca@gmail.com

2 – INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como tema o tabagismo: questão de saúde pública o tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública na contemporaneidade e a sua dependência encontra-se entre os vinte maiores fatores de risco para problemas de saúde, estando entre a mais importante causa evitável de morbidade e mortalidade prematura. Propomos desta forma, analisar a prática do Serviço Social no que diz respeito ao reconhecimento de seus direitos e qualidade vida do usuário. Diante disto, a proposta deste estudo é realizar uma análise sobre a atuação e o fazer do Serviço Social inserido nas questões sociais. Ainda, objetiva o esclarecimento e a reflexão acerca do  fumo.

3 – BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil. Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.         Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. 
Com a publicação da Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família. 

4 – DADOS DO PROJETO

4.1 TÍTULO DO PROJETO

Tabagismo: questão de saúde pública.

4.2 LOCAL E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

A intervenção será através de palestra sócio-educativa e distribuição de panfletos no auditório do nasf, localizado na quadra 45 AE – Vila São José – Brazlândia.

4.3 ÁREAS DE ABRANGÊNCIA

Através do Estágio Supervisionado, surgiu o interesse pelo tema a partir de conversas com a supervisora de campo e das demandas apresentadas na instituição. Atualmente as ações em tabagismo do nasf promovem uma interface entre diferentes setores/programas do centro de saúde nº 2: Serviço Social, Psicologia, Serviço Médico, departamento de Nutrição entre outros meios. Este envolvimento com os diferentes profissionais traz a importância da comunicação e o enriquecimento referente às diferentes formas de lidar com pessoas dependentes do cigarro e as melhores estratégias a ser seguida para que a pessoa possa se manter saudável. Dentro dessa perspectiva as atividades desenvolvidas visam se constituir enquanto processos de interação e de trocas de experiências validadas pelo desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva, a partir dos seguintes princípios: integração efetiva e produtiva entre ensino e serviço e construção coletiva do conhecimento de práticas e saberes da saúde.

5 - PROBLEMA

Como favorecer a promoção da saúde de pessoas viciadas no tabaco? 

6 - OBJETIVOS GERAIS:

Pretendemos com esta intervenção acadêmica contribuir com a proteção e promoção à saúde dos pacientes e usuários de tabaco.

6.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

* Subsidiar a construção de uma política de prevenção ao tabagismo.

* Encorajar os pacientes tabagistas a deixarem de fumar.

* Contribuir para o planejamento e elaboração de uma proposta de intervenção interdisciplinar de direitos e expressão da fase de manutenção do tratamento.

7 – JUSTIFICATIVA

O presente projeto de intervenção pretende conhecer e analisar as condições de vida vivenciadas pelos tabagistas que participam do grupo de tabagismo do centro de saúde de Brazlândia e contribuir para a elaboração e uma proposta de intervenção interdisciplinar junto à população usuária do tabaco da cidade na perspectiva de uma melhor interação Universidade-Comunidade, através da educação para a vida e que atendam a necessidade integral do ser usuário e participante. Acreditamos que este estudo é importante para o Serviço Social como campo de atuação com as demais políticas públicas.

8 – PÚBLICO ALVO

Pessoas viciadas no tabaco em Brazlândia.

9 - DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS RECURSOS INSTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.

Será utilizado o auditório do centro de saúde para apresentação do projeto, a palestra será ministrada pela médica do nasf, e contará com apoio de assistente sociais, psicólogas e nutricionista da rede de proteção social básica e especial do distrito federal. Referente aos recursos materiais: data show, notebook, banner, panfleto, aparelhamento de som, água e luz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com