TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  5.731 Visualizações

Página 1 de 9

ELIANE PEREIRA DE SOUZA – RA 7941705586

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SERVIÇO SOCIAL

ELIANE PEREIRA DE SOUZA – RA 7941705586

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distancia – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da Disciplina de Estágio Supervisionado I em Serviço Social.

SUMÁRIO

I. IDENTIFICAÇÃO...........................................................................................................4

II. INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

III. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................6..............................................................................................................................................7..............................................................................................................................................8..............................................................................................................................................9

IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................10

V. REFERÊNCIA .........................................................................................................11

I. IDENTIFICAÇÃO

Nome do (a) Estagiário (a): Eliane Pereira de Souza RA: 7941705586

Curso: Serviço Social

Telefone:(98) 98701-5124 E-mail: elianepsouza28@gmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local de Estágio: SESC- Serviço Social do Comércio/ SESC Turismo – TSI - Trabalho Social com Idosos.

Endereço: Av. São Carlos, s/n- Jardim Paulista- Olho d’água

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): - Nº. CRESS:

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Ironeide da Silva Soares - Nº. CRESS: 02166

Carga horária: 100 h/a Inicio: 01/02/2016 Término: 08/03/2016

I. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o “Relatório de Estágio Supervisionado I” com a importância do diagnóstico Institucional e social para conhecimento da institucional, e com suas finalidades, objetivos e demandas, conhecendo de fato a realidade social da população estudada.

De acordo com Buriolla (2009, p.13), o estágio é concebido como um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer concreto do Serviço Social, onde uns leques de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário, tendo em vista a sua formação. O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente.

De acordo com as Diretrizes Gerais do Sesc, o trabalho com grupos podem ser caracterizados como ações socioeducativas, que visam o desenvolvimento crescente e mútuo do indivíduo, a fim de promover a participação social e o exercício da cidadania através de atividades com idosos, adolescentes, trabalhos voluntários, atividades integracionais, dentre outras, onde são realizadas reuniões para formação de grupos, reuniões de continuidade, oficinas, palestras, dinâmicas de integração, seminários, cursos, campanhas e visitas institucionais (SESC DN, 2009).

Tendo como ponto de partida o conteúdo exclusivo teórico, metodológico conseguimos transforma dados em informações, e formular ações praticas do exercício profissional que retrata uma sociedade por meio desses indicadores sociais, e que o profissional em serviço social pode atuar na formulação de políticas publicas objetivando a mudança do cenário social encontrado.

II. DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social do Comércio (Sesc) nasceu a partir da Conferência de Teresópolis, em uma época de profundas mudanças. A luta pela justiça social e o aperfeiçoamento da legislação trabalhista estimularam os empresários da indústria e do comércio a repensar o desenvolvimento do país. O caminho apontado foi o aumento do fortalecimento da ordem social e a valorização do trabalho humano, foi com esse enfoque que a instituição iniciou suas atividades. O Serviço Social do Comércio – SESC é uma empresa privada, mantida pelos empresários do comércio de bens e serviços, voltada para o bem-estar social dos comerciários. Possui o Departamento Nacional que é o órgão normativo que orienta os Departamentos Regionais presentes em todos os Estados Brasileiros, no desenvolvimento das atividades. As Unidades Operacionais são os centros de atividades localizadas em diversos municípios brasileiros que desenvolvem os Programas nas áreas da Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde, através de Atividades e Projetos.

Os objetivos do Trabalho Social com Idosos no SESC são a socialização para a formação de amizades e vínculos afetivos; a atualização de conhecimentos para uma adaptação a uma sociedade de aceleradas mudanças:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com