TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

Por:   •  26/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Itamar de Souza Soares RA 1439839

 RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

Governador Valadares- MG

2016

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a finalidade central abordar a precarização do trabalho do profissional Assistente Social, no contexto das precárias políticas sociais do nosso país.

Em consequência dessa referida política limitam os profissionais na efetivação dos seus direitos enquanto categoria profissional, bem como garantir o acesso aos usuários aos seus direitos dessa referida política.

Esse tema, por se tratar de um processo em curso em todo país se tornou relevante, como demanda e desafios para os Assistentes Sociais.


 1. O PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL.

O profissional assistente social atua em várias áreas, seja nas políticas sociais, na previdência, na saúde, na educação, na habitação, na assistência social, no meio ambiente, no trabalho e renda, na infância, na velhice e muitos outros.

É uma profissão que trabalha no contexto do sistema capitalista, e com as desigualdades sociais.

O assistente social também contribui para a formulação de políticas públicas e atua na organização e mobilização da sociedade civil, com o objetivo de solucionar problemas de modo a promover o pleno exercício da cidadania, tem a capacidade de ouvir as demandas dos usuários, buscando alternativas que as vezes nem sempre é fácil o acesso, é um profissional voltado para a busca de melhores condições de vida das pessoas.

Devido a vasta opção de trabalho desse profissional possa atuar, é fundamental que sejam qualificados, para adquirirem um espaço no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.

De acordo com dados do Conselho Federal de Assistência Social (CFESS), o mercado de trabalho de assistentes sociais, por exemplo com a instalação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está sendo gradativo o  aumento de vagas de emprego para esses profissionais.

Com a criação do SUAS em 2005, em consequência foram implantados novos postos de atendimentos municipais entre os anos de 2005 e 2009 como os CRAS  e os CREAS que cada um deles geralmente emprega pelos menos dois assistentes sociais.

 

2. POLÍTICAS SOCIAIS E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

                  No Brasil, a partir da Carta Constitucional de 1988, também conhecida como Constituição cidadã, houve uma ampliação significativa dos direitos sociais, que acabou atingindo de maneira expressiva as questões que envolvem as políticas públicas. Dessa forma o Estado passou a ter obrigações com várias demandas sociais que antes não tinham.

                     As políticas sociais desde sua gênese mostraram-se precárias e debilitadas, que de certa forma colabora para o agravamento das condições de trabalho dos profissionais que atuam com essas políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com