TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas:

Professor (a) /tutor (a) local:

Nome do Aluno(a), RU:

Identificação Bibliográfica: PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo Teles. In: Psicologia Reflexão e Crítica, 2003. Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial.

RESENHA

O embasamento teórico da presente resenha é o texto escrito por Cícero Pereira, Ana Raquel Rosas Torres e Saulo Teles Almeida, intitulado Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial, que aborda o racismo como uma prática que mascara as diversas formas de discriminação exercidas pelas pessoas de um modo geral.

Na atualidade, o preconceito é formado por diversos discursos, em alguns casos ao mesmo tempo em que as pessoas buscam proteger valores de igualdade se opõe de inúmeras formas às políticas sociais por entenderem que não são adequadas.

No texto base fora utilizado a análise de um experimento em que participaram 120 estudantes. Mencionados estudantes foram separados em dois grupos de 60 pessoas cada, onde um seria experimental e o outro de controle.

Um caso hipotético que trata da contratação de uma funcionária para vendas, por uma gerente de loja, onde existem duas candidatas moças de igual currículo, que foram chamadas para uma entrevista, sendo uma negra e uma branca, foi distribuído aos grupos.

O grupo de controle, analisou o caso em que a gerente ao se deparar com uma moça negra e uma branca, não teve dúvidas quanto a sua escolha, optando pela contratação da moça branca sem justificar tal escolha, somente a influenciou a cor da pele.

No grupo experimental, fora trazida a mesma situação, porém com o acréscimo de se tratar de uma decisão justificada por meio de uma narrativa onde a gerente não se entende como preconceituosa. Mas justifica sua escolha por atender ao público brasileiro em grande escala, e que os brasileiros são preconceituosos, e por isso contrataria a moça branca, visando que prevaleça a aparência de uma boa administradora que objetiva lucros para a empresa a que gerencia.

O grupo experimental chegou à conclusão de que a gerente tomou uma decisão justa e coerente tendo sido mais profissional, amarrando-se a essa ideia de que também contratariam a moça branca em conformidade com a situação apresentada, o que demonstra que também têm a opinião de que a sociedade brasileira é preconceituosa.

Já o grupo de controle ficou com suas conclusões divididas, pois não teve acesso a justificativa de que ela teria tomado a decisão embasada no público que atende, tratando-se de uma pessoa que teria agido tão somente pelo preconceito, estes afirmaram não possuir preferência pela cor de pele de quem os atende, bem como de quem contratariam.

Ao perfazer a análise dos resultados encontrados com a experiência, é possível fazer uma ponte com o fator representação social, que é o conjunto de crenças e ideias que caracterizam determinado grupo na sociedade.

Esse fator pode-se atribuir ao discurso utilizado pela gerente ao contratar a moça branca afirmando que a sociedade brasileira é preconceituosa, sendo que esse discurso pode ser uma forma de preconceito embutido nela, visando buscar uma explicação para o ato que realizou externamente.

O preconceito é um conjunto de atitudes negativas por parte de uma pessoa em relação a outrem, embasando-se em crenças, o que traz dificuldade a essa pessoa em aceitar as diferenças, pois mesmo quando afirma que não é preconceituosa suas atitudes embasadas em teses trazidas por grupos, demonstram que a mesma age com preconceito em diversas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com