TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagi 3 João

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

JOÃO RICARDO N. PONCIANO – RA 375145.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

CATALAO – GO

2015

[pic 2]

JOÃO RICARDO DO N. PONCIANO – RA 375145.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – EAD da universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

CATALAO – GO

2015


Sumario

Identificação......................................................................................................4

Introdução..........................................................................................................5

Capitulo I

Desenvolvimento................................................................................................6

Capitulo II

Considerações Finais.................................................................................................................8

Capitulo III

Referências Bibliográficas....................................................................................................9

 A  Anexo........................................................................................................10  


DENTIFICAÇÃO

Nome do (a) estagiário (a): Marcos do Nascimento Ponciano

Curso: Serviço Social

Telefone: (64) 8170 6799      e-mail: marcosnp05@hotmail.com

Nível do Estagio Supervisionado: III

Local do Estagio: Fundação Espírita Antero da Costa

Endereço: R. Ascendino Gonçalves Mesquita, 600, Dª Sofia, Catalão – GO

Supervisor (a) Acadêmico (a): Valdimara C. de Barros Nº CRESS: 3934/GO 19º região

Supervisor (a) de Campo: Isabela C. Puchaslski Amador: Nº CRESS: 3990/GO 19º região

Carga Horária: 110 horas         Início: 09/03/2015 e Término: 10/04/2015

Introdução

Este trabalho pretende analisar o resultado do projeto de intervenção dispensada aos idosos que vivem no abrigo Antero da Costa Carvalho localizado no município de Catalão Goiás. O estudo teve início a partir do diagnóstico Institucional realizado no estágio I e do Diagnostico Social elaborado no estágio II onde foi possível a identificação de demanda para construção do projeto de intervenção.  A partir de entrevistas com a coordenadora do abrigo, foi percebido a falta de divulgação da existência do abrigo, pois o mesmo se encontra afastado do centro da cidade e de difícil acesso, devido a se localizar em um bairro novo e afastado da região central da cidade.

 O Serviço Social tem como matéria as expressões da questão social. Sob cada parecer, cadastro e encaminhamento, o estágio supervisionado III é requisito parcial para a graduação em Serviço Social, a partir da observação participante os estagiários podem realizar análise diagnóstica da instituição a forma de aliar a teoria com a prática. Este estágio teve a supervisão acadêmica da orientadora Valdimara C. Barros e supervisão de campo a assistente social Isabela C. Puchaslski Amador, como objetivo o exercício de atividades práticas onde o aluno inicia a construção do papel profissional.

Neste trabalho será apresentada a identificação da instituição em que foi realizado o Estágio Supervisionado II relatando também o projeto de intervenção do estágio curricular desenvolvido em equipe realizado na Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho. Localizado na R. Ascendino G. Mesquita, 600, Bairro Dª Sofia, Catalão – GO.

O interesse pela problemática trabalhada surgiu a partir das demandas já observadas durante o estagio supervisionado I e proposta para os estagiários, pela coordenadora do abrigo, durante a realização de estagio supervisionado II, que seria a realização de um projeto de divulgação do abrigo onde o mesmo seria apresentado tanto para a população da cidade de Catalão mas também para os vizinhos do abrigo.

I- Desenvolvimento

O relatório em questão foi realizado para abordando principalmente o impacto social do projeto de intervenção desenvolvido na Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho. Localizado na R. Ascendino G. Mesquita, 600, Bairro Dª Sofia, Catalão – GO, durante a realização do Estágio Supervisionado II com o Projeto de Pesquisa do abrigo Antero da Costa, tendo como tema “Divulgação e Promoção do Abrigo Antero da C. Carvalho,” com o objetivo de observar o resultado do projeto de intervenção desenvolvido ao longo do estagio supervisionado II.

O projeto de intervenção “Divulgação e Promoção do”, foi proposto pela direção do abrigo aos estagiários durante o estagio supervisionado I, pois segundo a direção do abrigo a referida instituição apesar de contar com um bom quadro de funcionários, ter um numero de doações que supre as necessidades dos abrigados e ser bem amparado pela instituição mantenedora, Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, carecia de uma visibilidade mais ampla perante a população de catalão e ate mesmo de seus vizinhos de bairro que em sua maioria desconhecia o trabalho desenvolvido pelo abrigo com os idosos.

Mediante esta proposta foi organizado pelos estagiários, supervisionados pela orientadora acadêmica e o supervisor de campo, um projeto de divulgação que consistia em :

  • Confecção de um folder contendo as informações da localidade e trabalhos realizados no abrigo;
  • Distribuição do folder em: escolas, universidades, grupo de jovens e para a sociedade em gera;
  • Criação de uma pagina na internet com informações do abrigo;
  • E para finalizar o projeto uma confraternização no abrigo para os abrigados aberto à população com a presença e cobertura da equipe jornalística da Tv pirapitinga

A partir do exposto, o presente projeto de pesquisa alcançou seu objetivo final que foi de não apenas promover as atividades e benefícios realizados e oferecidos pelo abrigo mas também o de conscientizar a sociedade em geral de que uma doação de tempo vale igual ou ate mais para o bem estar dos abrigados que uma doação em espécie. Neste contexto foi observada a perspectiva de uma melhor interação Universidade-Comunidade, através da educação para a vida que atenda a necessidade integral do ser idoso participante, sendo este projeto importante para o Serviço Social como campo de atuação com os demais campos da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (115.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com