TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio De Mestrado Em Ensino De Física E Química No 3º Ciclo Do Ensino Básico E No Ensino Secundário

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio De Mestrado Em Ensino De Física E Química No 3º Ciclo Do Ensino Básico E No Ensino Secundário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  7.836 Palavras (32 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 32

Índice

Cap. I 2

1. Introdução 2

Cap.II 4

2. Delimitação do tema 4

Cap. III 5

3. Revisão da literatura 5

3.1 Hipótese 12

3.2 Variáveis 12

Cap. 4 13

4. Justificativa 13

4.1 Objetivos 14

Cap.5 15

5.Quadro teórico 15

5.2 Conceituação 16

5.3 Modelo de análise 19

Cap. 6 20

6 Metodologia 20

6.1 Método de procedimento 20

6.2 Método de abordagem 21

6.3 Técnicas de recolha de dados 21

10.3Grupo alvo 21

6.4 Amostra 21

Cap.7 22

7.Cronograma 22

8. Orçamento 23

9. Referências bibliográficas 24

10.Anexo 25

Cap. I

1. Introdução

Falar da educação é falar do acto de educar, de instruir, de aperfeiçoar e de desenvolver física, intelectual e moralmente a pessoa humana. É falar de um processo complexo e longo que visa o desenvolvimento integral da pessoa humana o qual se dá durante a vivência do indivíduo na sociedade. “A educação é também um trabalho que acompanha o dia-a-dia, o crescimento dos filhos” Martines (1995:44). Deste modo a educação desempenha um lugar primordial na realização familiar e dos indivíduos assim como da própria sociedade na medida em que a educação serve como instrumento que potencia o homem dos conhecimentos de si mesmo, de suas potencialidades, possibilidades e metas.

Nos contextos actuais vários são os debates que são conduzidos em torno da melhor forma que uma determinada sociedade deve adoptar para educar os seus membros. No âmbito destas discussões um dos temas sensíveis que merece destaque é de probabilidade de uma sociedade conseguir esboçar políticas que pugnem pela inclusão de todos que não crie privilégios para alguns em detrimento de outros. Ainda na senda destas discussões, opiniões apontam que o contexto familiar funciona como grande catalisador no processo de ensino e aprendizagem ou por outra são as relações socais que ocorrem dentro do contexto familiar que ditam o sucesso ou insucesso escolar do aluno.

Porem, é de sublinhar que, estudo dos fenómenos de insucesso escolar e de abandono escolar principalmente dos alunos com pais separados começou a desenvolver-se há já vários anos, no entanto, os resultados não são consensuais. Tal como refere (Benavente, 1980: 8) o insucesso escolar deixou de ser encarado como um problema isolado, da responsabilidade do aluno que não consegue transitar de ano, mas como um fenómeno social que atinge proporções cada vez mais significativas. Trata-se de um fenómeno com um carácter massivo e constante nos vários níveis de ensino “e presente nas instituições escolares de múltiplos países ” onde Moçambique não é nenhuma excepção.

Nesta ordem de ideias no contexto nacional insucesso escolar mostra se como um fenómeno complexo e preocupante na medida em que dados indicam que na história de muitos alunos, que saem da escola sem terem concluído o percurso escolar obrigatório na idade prevista na legislação. Como faz alusão Nérici, (1991) a “escola” historicamente tende a culpar a família pelo fracasso escolar de seus filhos. Ainda hoje é difícil fazer com que o professor pense de forma diferente. Podemos dizer que esse “imaginário” dos professores está ligado à intensa disseminação de ideias do senso comum que atribuem às famílias a responsabilidade pelo fracasso de seus filhos, principalmente dos pais separados. Para esses professores, muitas vezes os alunos são “casos perdidos”.

Portanto a presente proposta de estudo visa fundamentalmente problematizar esta ideia de insucesso escolar dos alunos com pais separados como resultado da sua situação familiar. No nosso entendimento a dificuldade no desempenho escolar dos alunos não está ligada a composição familiar e não há relação directa entre o baixo desempenho escolar e a estrutura familiar de origem. Por conseguinte no presente trabalho queremos defender o argumento segundo o qual o insucesso escolar do aluno dos pais separados deve ser explicado a partir da interacção social que ocorre dentro da sala de aulas entre o aluno e o professor. O uso de modelos pré definidos na sala de aula onde é composto por alunos que partilham experienciais educacionais diferenciadas é que explica o insucesso escolar dos alunos com pais separados.

Portanto neste trabalho nos associamos ao paradigma segundo o qual o professor também pode ser responsável pela falta de resultados do aluno, pois: usa um método de ensino, recursos didácticos e linguagem desadequados à característica da turma/ aluno; não consegue fazer uma Gestão da disciplina na sala de aula. Para lograrmos os nossos objectivos esboçamos o presente projecto de pesquisa que està subordinada ao tema “relação social entre o professor e aluno na sala de aula: um estudo sobre o insucesso escolar dos alunos com pais separados da escola de Secundaria Quisse Movota”, pretendemos fazer uma análise microscópica do fenómeno “Filhos de Pais Separados”, colocando-os no centro da análise das relações sociais que ocorrem na sala de aulas entre o professor/aluno que contribuem para o insucesso escolar das crianças com pais separados.

Quanto a estrutura é de frisar que o presente projecto de pesquisa encontra se organizado em VIII capítulos. No concernente ao primeiro capítulo apresenta-se a introdução; no capítulo segundo está exposta a delimitação do tema; no capítulo terceiro está exposta a revisão da literatura, a hipótese e as variáveis; no capítulo quarto está exposta a justificativa e os objectivos geral e específico; no capítulo cinco está exposto o enquadramento teórico no qual se expõe a teoria base e defini-se e se operacionalizam só conceitos-chave; no capítulo sexto está exposta metodologia na qual se encontra o método de abordagem, o método de procedimento, as técnicas de recolha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com