TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio I

Por:   •  17/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

cURSO BACHARELADO EM SERVICO SOCIAL

RAISA OLIVEIRA COSTA

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

[pic 3]

ÁGUA BRANCA- PI

2023

RAISA OLIVEIRA COSTA

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Relatório apresentado à Universidade UNOPAR, como um dos pré-requisitos para obtenção do grau de bacharel em Serviço Social.

ORIENTADORA: Valquíria Aparecida Dias Caprioli

ÁGUA BRANCA- PI

2023

Sumário

1-        Contextualização histórica da instituição        4

2-        Objetivo institucional        5

2.1- Natureza dos programas e projetos        5

2.2 – Políticas sociais        5

2.3- Recursos financeiros        7

3-        Âmbito Institucional        7

3.1- Caracterização da População:        7

3.2– Processo decisório:        8

3.3 – Relação demanda/cobertura do atendimento;        8

3.4 – Serviço Social na Instituição:        9

3.5 – Cotidiano do exercício profissional:        10

3.6 – Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais:        11

3.7 – Dimensão ético política:        12

referências         13

Anexos         14

        

  1. Contextualização histórica da instituição

            O Centro de Referência de Assistência social – CRAS do Município de Angical do Piauí, situa-se no centro do município na rua Antonio Gomes. O prédio onde funciona o CRAS é formado de 9 salas e 2 banheiros, 01 sala da assistente social e psicóloga, 01 sala da gestão do programa criança feliz, 01 sala da coordenação, 01 sala de refeição, 01 de atividades e reuniões, 01 sala de escuta qualificada, 01 sala de guardar materiais da empresa, 01 copa/cozinha e uma 01 sala para o cadastro do bolsa família, esta empresa possui placa com identificação da instituição.

              O corpo administrativo da instituição é constituído por uma assistente social, uma psicóloga, dois operadores master do Bolsa família, uma pedagoga, dois motoristas, uma recepcionista, uma assessora de assistência, duas auxiliares de serviços gerais, duas coordenadoras, uma secretaria de assistência, dois orientadores sociais e cinco visitadores do programa criança feliz totalizando 21 funcionários. há uma rotina de funcionamento de segunda a sexta das oito da manhã as cinco da tarde, tendo como gestores o prefeito Bruno Ferreira sobrinho neto e a secretaria de assistência Rosalina Ferreira Freitas de carvalho.

           Historicamente a Assistência Social manteve-se ligada as práticas de beneficências e caridades destinadas aos casos de extrema pobreza. A partir constituição de 1988, foi criada a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, onde a assistência passou a ser reconhecida como um direito do cidadão e responsabilidade do Estado, para atender as crescentes reivindicações da sociedade civil.

        A empresa está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social SUAS, que por sua vez tem como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos. O CRAS é um local público, estatal, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Proteção e atendimento Integral a Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV), com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

  1. Objetivo institucional

2.1- Natureza dos programas e projetos

               O objetivo da oferta de serviços pelo SUAS é a superação de situações de vulnerabilidade e risco em que os usuários se encontram, procurando fortalecer seus vínculos familiares e vivências em grupo. O propósito é gerar autonomia e protagonismo aos usuários e famílias atendidas nos equipamentos públicos. Entre as ações e programas desenvolvidos pelo o CRAS de Angical-PI, pode ser citado ações de Proteção social básica que compreendem: Cadastro único, registro de informações que servem como referência para participação em programas sociais, tais como: Bolsa família, Passes livres intermunicipal e interestadual, aos serviços de convivência, entre outros. Além disso, faz atendimento social como acolhida, entrevistas, visitas domiciliares, acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidades social, busca ativa das famílias e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

2.2 – Políticas sociais

            O Cadastro Único é um dos principais motivos que levam as famílias a procurarem o atendimento no CRAS, pois, somente com a aprovação neste sistema que é possível ter acesso aos benefícios e programas. As principais atividades do CRAS no município é:

O Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF): oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. Este serviço disponibiliza para o cidadão entrevista, Visita Domiciliar, Grupos de Famílias Atendimento Particularizado, Atendimento Particularizado Domiciliar, Reuniões de Planejamento Participativas, Palestras, Campanhas Socioeducativas, Eventos Comunitárias, Encaminhamento, com acompanhamento, para benefícios e serviços socioassistenciais ou para as demais políticas setoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (411 Kb)   docx (683.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com