TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre a Questão Social

Por:   •  4/4/2017  •  Dissertação  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  3.117 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 02- Filme os Croods

1. Em que momento do Filme “Os Croods” podemos perceber o primeiro estágio da economia (isolada e extrativa) baseada no trabalho?

R- De início era uma economia extrativista, extração animal. Predominava-se a caça, lei da sobrevivência. Era-se explorados os recursos da natureza.

2. Como funcionava a instituição família nessa época? E de que forma essa estrutura implica no trabalho?

R- O homem era o líder, havia um poder patriarcal e todos os integrantes da família os devia obedecer, se tornando submissos aos seus comandos. Em qualquer atividade que fosse realizada seria em grupo, um trabalho coletivo, onde cada um exercia sua função. Isso implicava pelo fato de cada um não desenvolver sua flexibilidade e modo de sobrevivência.

3. O que o Novo significava para a família Croods? Após a descoberta do Novo, como reagiram e o que isso implicou nas funções de cada membro da família?

R- O novo para eles era visto como uma ameaça simbolizava perigo uma destruição á espécie deles, que já estava extinta. A jovem Eep ao descobrir o novo curte a novidade, pois já se encontrava cansada da rotina, da fuga. Mas, sua família e inclusive seu pai, de início repreende a ideia de se permitir descobrir o novo. Portanto, enfrentam dificuldades a principio até se adaptarem.

4. É possível observar, no decorrer do filme, pontos significativos que retratem o segundo estágio da economia com relação ao trabalho?

R- Com a descoberta do novo eles passaram a lidar melhor na forma de sobrevivência e trabalhar melhor a coletividade, resistindo aos perigos do mundo lá fora. Em exemplo disso, aprenderam a fazer armadilhas para fisgar a presa, camuflagem para fugir das presas e outros meios.

5. Com que consistia o círculo de norte da família Croods?

R- Levava para o destino a qual denominavam de ‘’estrelas’’, onde lá se salvariam do fim do mundo.

6. Baseado no livro “O que é Trabalho” e no filme “Os Croods”, cite momentos cruciais que marcaram a passagem da pré-história para seus novos estágios.

R- Se diversificava em várias línguas e todos resumem a força de trabalho. No filme a passagem crucial da pré-história é assim que o homem faz a descoberta do fogo e passa a usa-lo a fim lucrativo. Outro fato é quando deixam de viver em cavernas.

7. O trabalho na família Croods era realizado individualmente ou coletivamente? Compare a realidade da forma de trabalho retratado no filme para a realidade contemporânea, apontando as principais diferenças.

R- Coletivamente. Hoje em dia o trabalho é individualizado, separando as pessoas por isso, a competitividade.

 

Atividade 03- Filme tempos Modernos

 

1. O filme começa com imagens de um rebanho de ovelhas que na sequencia, são substituídos pela imagem de um grupo de operários saindo da fábrica. Qual a intenção do autor ao escolher essas imagens?

 R- Mostrar a transformação dos meios de subsistência e o acontecimento do êxodo rural em decorrência da Revolução Industrial.

2. Faça uma pesquisa sobre a época em que se passa a “estória” de Carlitos interpretado por Charlie Chaplin em Tempos Modernos (década de 30) e relate os principais fatos históricos desse período.

R- Em 1931 produz um dos grandes sucessos do cinema surrealista da década de 1930, a década de ouro.

Publicação em 1932 de uma das maiores obras de ficção científica da história da literatura.

Produção em 1936 de outro grande sucesso do cinema: Tempos Modernos

 

3. Explique como era feita a divisão do trabalho nas fábricas e quais as características da execução do trabalho pelos operários.

R- Divisão industrial por fases, trabalho alienado.

 4. Como o funcionário é tratado na fábrica? Ele tem consciência sobre o que está produzindo? Explique.

[pic 1][pic 2]

R- É tratada como uma ferramenta de trabalho. Não tem noção do que produz, pois, não participa de todas as funções.

 5. Quando Carlitos fica louco e acaba entrando nas engrenagens da fábrica, o que isso representa?

R- Representa a forma de produção ‘’mecanizada’’, onde o individuo realiza as mesmas tarefas repetidas vezes.

[pic 3]

6. Qual a situação da classe trabalhadora nessa época e qual sua relação com o Estado?

[pic 4]

R- Situação precária, péssimas condições de trabalho e salários baixos. As relações com o estado se mantinham tensionadas pela repressão as lutas de classe.

7. Com base, nas imagens do filme, identifique as principais diferenças entre a produção artesanal, manufatureira e industrial.

R- Há diferenciação de cargos na produção manufaturada e o artesanato tem uma característica de produção familiar e na industrial as atividades são feitas por fases.

 

[pic 5]

 

8. Sobre a primeira fase do processo de industrialização explique:

a) Onde ocorreu?

R- Na Inglaterra

b) Que mudanças provocaram na sociedade?

R- Êxodo Rural

c) Quais transformações ambientais (sentido ecológico) essa atividade trouxe?

 R- Devastou áreas, poluição dos rios e fora outros impactos ambientais.

9. Sobre a terceira revolução industrial explique:

a) O que a caracteriza?

R- Mudou as relações de trabalho criando o desemprego industrial

b) Quais países estão nesta fase?

R- Canadá, Estado Unidos, Alemanha, Rússia e França.

Atividade 01-Exercitando

1- A autora do livro ‘’O que é trabalho’’ no item sobre ‘’o que a palavra trabalho significa’’, afirma que em quase todas as línguas, trabalhar tem mais de uma significação. A partir da colocação da autora, aponte as significações atribuídas pela diferentes figura a palavra ‘’Trabalho’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (318.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com