TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto “Projeto Ético-político do Serviço Social”

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  6.725 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto “Projeto Ético-político do Serviço Social”

Autores:

  • Joaquina Barata Teixeira- Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Marcelo Braz - Professor Adjunto da Escola de Serviço Social -UFRJ

        O texto apresenta uma exposição teórica sobre o projeto profissional do Serviço Social brasileiro, sendo dividido em três tópicos, objetivando a didática para melhor compreensão do leitor.

No primeiro tópico os autores tratam da Natureza dos Projetos Societários, dos Projetos coletivos e suas inter-relações, explicando que todos os projetos são fruto das atividades sociais e que em uma sociedade de classes, esses sempre possuem um caráter político. Os projetos societários e coletivos emergem das necessidades humanas, das práticas que reproduzem na mente humana a realidade social que resulta em um projeto seja ele coletivo ou individual. A práxis resulta em uma atividade material, em uma teoria ou valores comportamentais. Este primeiro ponto é concluído com uma citação de NETTO, exemplificando através do serviço social, todo conteúdo exposto, percebemos uma introdução bem sucedida e construída que leva o leitor à reflexão e melhor compreensão do funcionamento da sociedade de classes e suas contradições que resultam diversas práticas e teorias gerando os projetos coletivos.

No segundo tópico esta disposta a relação entre Projetos Societários, Projetos Profissionais e o projeto Ético-político do Serviço Social, onde os autores apontam que o projeto societário é mais amplo, abrangendo toda a sociedade e como toda prática em uma sociedade de classes, também possui um caráter político podendo ser conservador ou transformador da ordem social, pode servir como base para projetos profissionais que são o reflexo de uma profissão, apresentando seus objetivos, funções e práticas e essa relação entre projeto societário e projeto profissional, e no caso Serviço Social gerou o que chamamos de projeto ético-político, que se norteia em um projeto societário de caráter transformador, apoiando a classe trabalhadora e indo de contra com a ordem social estabelecida. Em um subtópico os autores apresentam os Elementos constitutivos do Projeto Ético-político do Serviço Social que são os valores éticos, a matriz teórico-metodológica, a crítica a atual ordem social e os seu compromisso com as lutas políticas. Portanto, neste momento os autores explicitam em que consiste o projeto ético-político do serviço social, explicando que ele vai além de um simples projeto profissional, pois não age apenas nos profissionais, mas trabalha em conjunto com um projeto societário abrangendo sua atuação para toda a sociedade, tudo isto, é bem colocado e detalhadamente descrito para que o leitor possa compreender todo aparato político em torno deste projeto, deixando claro “de que lado” os assistentes sociais estão nesta luta de classes e em se baseiam para tal.

O terceiro e último capítulo pontua os desafios ao projeto ético-político na entrada do século XXI, a chegada das ideias do movimento de reconceituação, a redemocratização da sociedade brasileira e o “Congresso da Virada” marcaram a transição de um serviço social renovado e demarcam a gênese de um projeto ético-político que apesar dos grandes desafios enfrentados, avançou na década de 80 com, entre outros elementos, com a construção de um Código de Ética, em 1986 que se consolidou na década de 90, principalmente com a ampliação de centros de pós- graduação que intensificou a produção de conhecimentos. Nas últimas três décadas o Serviço Social enfrentou grandes desafios, como por exemplo, a ditadura militar, pois a construção e consolidação de um projeto ético-político que levanta bandeiras como a liberdade, a equidade, a democracia política e a rejeição da sociedade do capital, torna-se desafiador diante das desigualdades e da força da classe hegemônica, tão evidentes nesta ordem social, porém com muito esforço, organização política e legal e com avanços teóricos esta luta segue no enfrentado destes desafios. O texto termina uma excelente apresentação e reflexão da crise da atual sociedade capitalista e as problemáticas impostas ao Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com