TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Artigo: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Mesmo não figurando entre as principais empresas no ranking da sustentabilidade a randon implementos para o transporte tem ações voltadas ao campo e são estas ações que vamos conhecer agora.

Desenvolvimento

Para iniciarmos o estudo da questão da responsabilidade social e meio ambiente vamos trabalhar inicialmente o conceito da matéria e a desmembrar para melhor compreensão.

Conceito de responsabilidade social:

Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis:

O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados.

O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos. (http://www.significados.com.br/responsabilidade-social/)

Partindo deste conceito as empresas hoje afim de valorizar a sua marca promovem diversas ações voltadas a sociedade e a preservação dos recursos naturais existentes no globo.

A empresa:

A história das Empresas Randon iniciou em 1949 com a fundação de uma pequena oficina mecânica voltada à reforma de motores industriais em Caxias do Sul, RS. Hoje, a Randon é uma referência global, mantém parcerias estratégicas com empresas de classe mundial e exporta para todos os continentes. O grupo é composto pelas seguintes empresas:

Randon implementos, Randon veículos, Suspensys, Fras-le, Máster, Jost, Castertech, consórcio Randon e banco Randon.

Em 2009, ao completar 60 anos, as Empresas Randon também consolidaram a sua forte presença como agente promotor de ações de sustentabilidade, por meio de políticas claras, voltadas ao meio ambiente, recursos humanos e responsabilidade social, essa última gerida pelo Instituto Elisabetha Randon - Pró-Educação e Cultura.

Alguns dos destaques e reconhecimentos da empresa em 2011

Premio mérito ambiental Henrique Luis Roessler promovido pela revista ecologia e meio ambiente RS, com o apoio da secretaria estadual do meio ambiente (SEMA), da fundação estadual de proteção ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) e da federação das associações de municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

2°premio pró-cidadania de responsabilidade social, como destaque em sustentabilidade premio concedido pelo instituto pró-cidadania (IPC).

E mais 24 prêmios que consolidam a empresa no mercado nacional e internacional

Objeto de estudo

Segundo a empresa que hoje ocupa uma posição de frente em inovação, as Empresas Randon praticam uma política de responsabilidade social, ambiental e de recursos humanos, investindo na sustentabilidade como forma de fortalecer os seus negócios e estar em sintonia com o meio em que atuam.

Os trabalhos voltados à sustentabilidade liderados pelas empresas Randon são:

Instituto Elizabetha Randon: O Instituto Elisabetha Randon desenvolve programas próprios, tendo como foco a educação e a cultura.

Ambiental: As empresas Randon entendem que o bom desempenho econômico-financeiro deve ser acompanhado por claras atitudes em favor do meio ambiente.

Social: As empresas Randon praticam uma política de responsabilidade social, ambiental e de recursos humanos.

Negócios: Liderar o mercado é ditar tendências, é crescer com responsabilidade e se preocupar com o futuro.

Destaques de cada projeto:

Instituto Elizabetha randon:

Ações sociais: Em 2007, o Instituto ampliou a sua atuação promovendo sinergia com outras entidades afins. Fruto disso passou a apoiar o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), no sentido de promover uma campanha anual junto aos funcionários das Empresas Randon que declaram Imposto de Renda no formulário completo, estimulando-os a destinarem parte do imposto devido ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Caxias do Sul para financiar projetos sociais, aproveitando o incentivo concedido pela lei.

As empresas Randon, por meio de seu Instituto, também apoiam iniciativas culturais patrocinadas pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei 8.313, acreditando que estes projetos também contribuem para o desenvolvimento social das comunidades onde se realizam.

Oficina de música instrumental SESI/ randon: o projeto oficina de música instrumental SESI/ randon, desenvolvido através da lei de incentivo à cultura – lei 8.313, com o apoio do instituto elisabetha randon, oferece, em Caxias do Sul, um curso de Música Instrumental com duração de 14 meses, disponibilizando equipe de professores qualificados com aulas de: Violino, Violoncelo, Viola Violão, Flauta, Teoria Musical e Técnica Vocal aos 40 alunos inscritos, com idades entre 10 a 16 anos, sendo estes oriundos de escola pública, do bairro Industrial de Caxias do Sul e também filhos de funcionários da indústria. As atividades ocorrem duas vezes por semana, quartas e sextas, das 13:30hs às 17:00hs, nas dependências do SESI, sendo que também recebem alimentação e transporte.

bachianas jovem: O Bachianas Jovem é um projeto cultural, que está sendo desenvolvido em 2010 com alunos da Escola Estadual Zilda Romeiro, no Bairro Jardim Cumbica, em Guarulhos-SP, em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins. O projeto, que é executado em 12 meses, objetiva promover o desenvolvimento de atividades na formação musical de aproximadamente 150 crianças e adolescentes, de 10 aos 18 anos, estimulando o interesse por Concertos Sinfônicos e aptidão para a música. A Randon São Paulo, situada em Guarulhos, destina parte de seu IR, como apoio financeiro, por ser esse um projeto executado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei 8.313.

palco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com