TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  5.584 Palavras (23 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas e empresariais. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

E como fazer isso? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.

A sustentabilidade do desenvolvimento de um país, sem perder de vista as conjunturas internacionais, tem pelo menos 4 fundamentos, ou seja, político, econômico, social e ambiental. Sem políticas governamentais claramente definidas não é possível planejar o agora e fazer prospecções para o futuro, embora fatos inesperados possam ocorrer na vigência do planejamento. Além disso, há que se conscientizar a sociedade e os governos que os recursos naturais são condicionantes indissociáveis de qualquer projeto nas áreas da agricultura, pecuária, indústria, agroindústria, comércio e serviços, bem como nos domínios do turismo urbano e rural. Outras facetas dessa abordagem poderiam ser elencadas, mas dariam um verdadeiro tratado de milhares de páginas. A consciência coletiva de que o meio ambiente tem seus limites para atender às múltiplas demandas de 6,5 bilhões de pessoas que vivem na Terra, por enquanto, deve clarear rumos, projetos e programas ambientais.

Uma outra questão adicional é a capacidade gerencial, cooperativa, para transformar o planejamento em resultados socioeconômicos e ambientais, pois nem sempre essa visibilidade operacional é clara para quem deve executar. O discurso pode ser atraente, mas a prática tem que acompanhá-lo.

Panorama Mundial

Crescimento sustentável, responsabilidade social, ações ambientais, projetos ecologicamente corretos, marketing verde, ações em prol do meio ambiente, produtos biodegradáveis, enfim, diariamente somos bombardeados por vários termos como estes e muitos outros relacionados ao tema sustentabilidade. Mas afinal, o que é isso?

Obtendo muito destaque nas mídias, o tema sustentabilidade ganha espaço e presença em páginas da imprensa e reuniões empresariais, principalmente após 2006, quando o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, explode com repercussão em todos os países do mundo, ganhando vários prêmios, inclusive o Oscar de melhor documentário de 2007. O autor da obra é Al Gore, ícone de defesa do desenvolvimento sustentável como equilíbrio entre as práticas econômicas e sócio-ambientais. Ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore expôs de forma bastante crítica o assunto, como um alerta ao mundo sobre os danos ambientais causados todos os dias pelos habitantes da Terra, antevendo uma catástrofe mundial se medidas definitivas, abrangentes e imediatas não forem tomadas.

No mundo corporativo, ser sustentável era uma condição de diferencial há alguns anos, porém, nos dias de hoje tornou-se indispensável que a empresa tenha a sustentabilidade viva e inserida em suas estratégias e planejamento.

Apesar da grande importância que as práticas sustentáveis representam para o meio empresarial, tal qual a exigência do consumidor sobre elas neste aspecto, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre os pré-requisitos para definir o que faz de uma organização merecedora do título de “Empresa Sustentável”.

A sustentabilidade é, hoje, o discurso político poderoso e falacioso, como foi outrora aquele do desenvolvimento, no qual os países pobres acreditaram por mais de meio século. O modo de produção que tem na sua essência a preocupação com o mercado e não com a humanidade, ou seja, a vida no planeta. O caminho político do modo de produção: a busca do lucro, a extração da mais-valia, processo de segregação socioespacial. Falar da geopolítica do desenvolvimento sustentável é falar da essência da dinâmica do funcionamento das empresas. Outro modelo civilizatório: a vida no lugar, aproveitando-se das condições dadas pelo global, pelo mundo.

Responsabilidade Social

O termo responsabilidade social e a preocupação das grandes empresas com essa prática são recentes. O comportamento das entidades, que só se preocupavam com o lucro e a geração de riqueza para elas, tem mudado nos últimos 20 anos. A grande responsabilidade que as empresas, mesmo as menores, têm em relação ao restante do mundo está sendo percebida e passa a fazer parte do dia a dia dos negócios, com a adoção de práticas e posturas mais transparentes e responsáveis em todas as ações.

Este conceito ainda é confundido com filantropia, mas vai além disso, porque envolve, além da geração de bem estar social, maior lucratividade, já que promove melhora nos negócios.

A responsabilidade social deve envolver, com diálogo aberto, a todos os públicos das empresas (acionistas, funcionários, mídia, governo, setores não governamentais e ambientais e comunidades próximas). Outra característica é que não pode estar concentrada apenas no produto final. Deve fazer parte de toda a cadeia produtiva. Consumidores, produtores e fornecedores devem estar cientes e seguir o código de ética de produtos e serviços, estando juntos por um bem comum.

Tudo isso está totalmente relacionada com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma empresa que é responsável socialmente e ambientalmente gera bons resultados para todos, prevenindo riscos e impactos ambientais e garantindo melhores condições de vida para a sociedade.

Para divulgar e mostrar para todos seus públicos, as empresas adotam relatórios anuais, com as realizações e situação social e ambiental, levando em consideração os impactos das atividades na sociedade e no ambiente e apresentando quais as medidas foram adotadas para ser mais responsável. Alguns exemplos de empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com