TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Ambiental

Seminário: Responsabilidade Social e Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula Tema 03: O caminho da sustentabilidade

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Econômico: Devemos produzir de forma responsável e procurar utilizar principalmente energias renováveis para que o planeta possa fazer sua autorreparação.

Ambiental: Produzindo recursos para a qualidade de vida de todos de um modo que não desgastemos o meio ambiente.

Social: Permitir que todos tenham uma vida digna, que os bens sejam partilhados e o limite de desigualdade seja aceitável, definindo parâmetros de mínima e máxima utilização dos recursos e bens, sem que prejudique o próximo e o planeta terra.

Cultural: Conscientizando as pessoas, priorizando a não degradação do meio ambiente, devemos usufruir ao invés de consumir, com a mudança cultural o estilo de vida e forma de pensar certamente mudará.

Política: A política deve ser um instrumento útil na conscientização de pessoas e empresas, trazendo mudanças positivas e unindo todas as outras propostas fazendo com que elas aconteçam.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Primeira dimensão é a Ambiental, a segunda dimensão é a econômica e terceira dimensão é a social.

Questão 3: De acordo com o autor , quais são as três respostas a crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: A primeira resposta é a tecnológica, ela acredita que a capacidade inventiva do homem pode superar a crise anunciada dos limites dos recursos naturais. A segunda resposta esta na mudança radical, mudando a forma de viver, do padrão de produção e consumo. E a terceira resposta é a de não podermos fazer nada, não conseguindo evitar catástrofes naturais que poderiam levar a humanidade a extinção.

Questão 04: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta a seguinte pergunta: de que modo os governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

Resposta: Acredito que todos nós de devemos fazer nossa parte para tornarmos o Planeta Terra sustentável. Pois somos nós que vivemos nele e que gerações futuras como filhos, netos, bisnetos e assim por diante tenham qualidade de vida no futuro.

O governo é responsável pela administração dos países e de cuidar da sociedade, o mesmo zelar das riquezas naturais que temos, como a água doce, matas e mares eles são essenciais para a sobrevivência da vida na terra, seja ela humana animal ou vegetal. Podem contribuir fazendo o controle de desmatamento, inspeções frequentes em indústrias para saber onde realmente esta sendo descartado o esgoto, com campanhas publicitárias e de porta em porta para conscientizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com