TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Tga

Exames: Resumo De Tga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Observando este contexto podemos afirmar que cada época fez com que as necessidades do homem administrador tivessem uma ideia diferente estabelecendo assim uma teoria com base nos estudos que eles mesmos realizavam. No decorrer de cada período podemos constatar também que as mudanças e a junções das teorias retrata o que são as empresas hoje, pois todas as teorias abordadas com suas principais ênfases nos mostra uma forma de administração que já é praticada pelas empresas, isso vai desde os setores de produção até o presidente, pois, estas formas de gerenciar colocam em evidencia o porquê do sucesso de muitas empresas, o lucro é consequência de uma boa administração, se baseando nestas teorias vemos que não é tão simples assim, mas que desta forma o modelo de empresa ideal já é formalizado.

A cada dia que passa vê a lista das melhores empresas para se trabalhar uma teoria que vemos muito abordado nesse contexto de empresa modelo, é a humanística, pois as características de uma empresa que trata seu colaborador com a máxima preocupação do seu bem estar mostra claramente que o rendimento e a satisfação do mesmo para com a empresa são bem maiores, só que se pararmos pra pensar, vemos que todas as teorias abordadas, criam um ambiente saudável e produtivo.

Outra teoria que foi pouco citada, mas é de grande importância hoje é a da tecnologia, se não acompanharmos este constante crescimento onde quase tudo se faz através da web e de softwares ficamos para trás, ou seja, a empresa desatualizada hoje não consegue sobreviver no mercado, em função desse crescimento rápido da tecnologia, onde temos todos os meios para ajudar na administração e na comunicação dentro da empresa ou até mesmo fora dela isso em tempo real, e cada vez mais esta teoria vem crescendo e abre um leque de opções que auxiliam para o crescimento da empresa, e inclusive na área de marketing, onde hoje podemos contar com várias formas de divulgação.

Conclusão

Podemos concluir então que as teorias não são nenhuma coisa antagônica, mas sim se completam o que pode ser observado no fato de que cada instabilidade ocorrida em alguma delas tem sido aprimorada na teoria seguinte. As teorias da administração são desenvolvidas até os dias atuais, adaptadas ao cenário vigente de sua formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com