TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico sobre o Serviço Social

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIDADE MOSSORÓ – RIO GRANDE DO NORTE

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

ANA MARIA DA SILVA

RA:418822

LEILA CHRISTYNA PEREIRA DE SOUZA

RA:412111

LEILIANE AQUINO DE BRITO BEZERRA

RA:437545

SEBASTIÃO EDILSON DE LUCENA

RA:412385

SÉRGIO LUÍS ALMEIDA DE SOUZA

RA:435503

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Profª.  Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

MOSSORÓ/RN
04/11/2014

          O assistente social possui na atualidade as experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo dos anos, nos dias de hoje a sua atuação profissional é modificada colocando-se em conta a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, entretanto nem sempre foi assim, o Serviço Social era basicamente influenciado pela igreja católica. O Assistente Social tem variados limites e obstáculos com os princípios e diretrizes do código de ética profissional, trazendo para a prática inovadora de diferentes possibilidades que se difere da tradicionalidade do âmbito institucional. O Assistente Social nos dias de hoje tem como o desafio de desenvolver propostas de trabalho inovadoras e criativas, inserido dos direitos sociais para o publico alvo, tendo como a efetivação dos direitos para os usuários de todas as redes abrangentes. Cabe também ao profissional a prática da pesquisa junto à população usuária para conhecer melhor seu perfil e a realidade onde se encontram, identificando as possíveis alternativas para ter medidas dentro do espaço sócio ocupacionais. O Serviço Social elabora, programa, assessora, coordena e executa políticas públicas, como segue o Código de Ética Profissional, é dever do Assistente Social nas suas relações com os usuários: democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários. No entanto cabe ao Assistente Social, sem a pretensão de uma postura vista e seguida por todos, racionalizar esse fazer burocrático e pontual, vislumbrando alternativas de ação coletivas para o cotidiano da instituição onde está localizada.

         O Serviço Social vem buscando se configurar como uma profissão que opere de forma integral com o individuo social, às dificuldades foram grandes, pois o mesmo nasce no berço da caridade filantrópica e foi usado como estratégicas das classes dominantes, usados por meio de ajuda de caridade que unicamente visavam manter os menos favorecidos, preso nas garras da ignorância para que não reclamasse sua posição de desigualdade, além de não suprir a real necessidade social. Foi necessário adotar a modalidade interventiva na resolução das questões sociais, essa linha de intervenção aparece não apenas como reedição do citado assistencialismo caritativo desenvolvido pela igreja católica e entidades filantrópicas, também frente às transformações do mundo globalizado, o Assistente Social se insere para encontrar respostas sólidas às especificidades da questão social, sendo esta, segundo José Paulo Netto, o conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo.                

          O assistente social é chamado hoje a atuar no âmbito dos conselhos de políticas sociais de forma geral e coletiva, junto com inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos em torno de interesses das classes fundamentais, sejam dominantes ou subalternas. É dentro desse contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa, com valores e ideais respeitados.

          A profissão e as demandas do Serviço Social vêm sofrendo uma série de transformação no mercado de mundial, na globalização e no avanço neoliberalismo, esses fenômenos vem trazendo mudanças e promovendo debates, tendo o objetivo de transformar o que vem ocorrendo ao longo dessa profissão. No limiar de 2000 o Serviço Social teve profundas alterações que estão acontecendo na América Latina e no mundo, através de uma visão macroscópica, que estuda com um enfoque interdisciplinar o mundo Contemporâneo considerando as dimensões econômicas, Sociais, Culturais e Políticas, permitindo proceder com os estudos das mudanças. O Brasil é profundamente atingido pelas transformações originadas pela globalização dos mercados e o avanço tecnológico do Neoliberal na atualidade, o país vive um mundo de redefinição porque os rearranjos políticos internacionais aprofundaram ainda mais as diferenças , por um lado a concentração da riqueza e por outro o empobrecimento da população, afetando principalmente o mundo do trabalho, alto índices de desemprego e novos modelos de organização e estruturação, causando a precariedade no vínculo do trabalho, reduzindo cada vez mais a responsabilidade do estado sobre a Seguridade Social e os Direitos Sociais da população. Essas transformações vêm implicando não só as emergências de novas demandas para o Serviço Social, mas é importante para o Serviço Social estudar essas novas tendências da sociedade contemporânea.

          Foi constatado através de investigações sobre o mercado de trabalho de Serviço Social realizadas em diversas regiões, que no Brasil ainda não tem ocorrido uma redução global de demandas de Assistentes Sociais, encontramos, uma sensível diminuição de postos de trabalho no Estado, (vagas que já não são mais preenchidas) com cortes dos recursos orçamentários para as políticas sociais e um aumento de trabalhadores voluntários e de terceirização dos serviços. Registra-se no atual contexto, mudanças nas atividades que já foram atribuídas ao Assistente Social, atualmente exige-se, cada vez mais, que integre equipes interdisciplinares, que atue no âmbito da formulação e implementação das políticas sociais, impulsadas pelo processo de municipalização, que tenha contato com o mundo da informática e conheça as novas tecnologias e as formas de gestão administrativa, entre outros aspectos.

         É importante destacar que apesar do maior empregador ainda ser o Estado, também existe uma tendência de abertura para novas vertentes de trabalho em outras esferas, como nas Organizações Não Governamentais, ampliação das consultorias devido à terceirização dos serviços, e nos serviços privados de saúde entre outros. Atualmente exige-se, cada vez mais, que integre equipes interdisciplinares, que atue no âmbito da formulação e implementação das Políticas Sociais, impulsadas pelo processo de municipalização, que tenha contato com o mundo da informática e conheça as novas tecnologias e as formas de gestão administrativa entre outros aspectos. No bojo das discussões, a preocupação que é merecedora de destaque refere-se ao Serviço Social como profissão, que deve ir de encontro a esta nova realidade, pois existe o perigo latente deste vir a tornar-se uma prática residual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com