TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Jacques - Psicologia Social Contemporânea

Por:   •  15/6/2021  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Livro Jacques: Psicologia Social Contemporânea

Introdução

Coube à psicologia o estudo do indivíduo e à sociologia o estudo da sociedade. A divisão se consolida de tal forma que, por exemplo, reconhece-se os estudos de Wundt que é considerado o pai e fundador da psicologia, sobre psicologia individual e desconhece-se os trabalhos desse mesmo autor sobre temas hoje classificados como psicologia social.

Ao constatar da impossibilidade de estudar o homem como um ser isolado, ou seja, objeto da psicologia, conduz então ao desenvolvimento de teorias e métodos para explicar a influência dos fatores sociais sobre os processos psicológicos básicos da percepção, motivação, pensamento, aprendizagem e memória, organizando-se, portanto, indivíduo e sociedade como duas instâncias distintas que, apenas, interagem entre si. São privilegiados temas como atitudes, preconceitos, comunicação, relações grupais, liderança, entre outros, procurando então desenvolver e promover o indivíduo na sociedade.

A Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) cujo documento de proposta de criação expressa a preocupação do grupo brasileiro em redefinir o campo da Psicologia Social, descobrir novos recursos metodológicos, propor práticas sociais e construir um referencial teórico inscrito em princípios epistemológicos diferentes dos até então vigentes. A Abrapso então recebe, em um primeiro momento, algumas qualificações como Psicologia Social Crítica, Psicologia Social Histórico-Crítica, Psicologia Sócio-Histórica. São qualificações que expressam a perspectiva crítica em relação à Psicologia Social hegemônica de até então e que demonstram como construtor da sociedade e capaz de transformar essa sociedade por ele construída, recolocando então a relação do indivíduo com a sociedade.

A Psicologia social aproxima-se alguns referenciais como os da psicanálise e do materialismo histórico propondo uma renovação desses referenciais, tais como: comunicação, processo grupal, linguagem, ideologia, entre outros.

No texto nos mostra que o objeto de estudos e pesquisas propõe a preocupação com aspectos de relevância e aplicabilidade em relação ao contexto brasileiro e que possam responder às questões sociais específicas de sua população.

A Psicologia Social no Brasil foi construída no final dos anos 1970, onde Silvia Lane sinaliza a necessidade de um conhecimento alternativo em psicologia social. E partir daí nasce a Psicologia Social: o homem em movimento, em 1984, sendo um marco referencial na Psicologia Social brasileira. Onde a Psicologia Social, vai muito além de “um ser humano social”, e sim um ser humano que tenha como base a convicção de que não há possibilidade do humano sem o ser no social.

Toda a psicologia é social, acaba assumindo dentro de sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano, sendo desde seu desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas, é claro que não podemos conhecer o comportamento de qualquer humano, isolando-o ou fragmentando-o, como existisse em si e por si

A Psicologia social tem por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que ele faz ou de como ele se socializa, e pode explicar como homem pode transformar sua própria vida e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com