TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo ISO 14001

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de Gestão Ambiental e Certificação

Prof. Deize Figueiredo Dias

Aluno: Jonathas de Oliveira Moraes

RA: 1589959242

Resumo da Vídeo Aula SGA

Qual a necessidade de um Sistema de Gestão Ambiental na empresa? Em sua grande maioria as empresas imaginam que só terão problemas e custos sem retorno com o SGA, não necessariamente é preciso ter a certificação ISO 14001. Mesmo sem a certificação a empresa pode obter vários benefícios empresariais. Nesse caso é necessário analisar primeiramente qual o valor de não ter um SGA, nesse caso os exemplos são muitos como: passivos ambientais, danos à imagem da empresa no mercado, multas, acidentes ambientais entre outros. No mundo de hoje onde a informação é de fácil acesso e todas as pessoas são mais exigentes e procuram saber mais sobre o que estão comprando com certeza a empresa sem um SGA sofrerá neste mercado com a perda de clientes.

Sendo assim a pergunta certa a se fazer não seria: o custo de não ter um SGA não é maior do que ter? Algumas motivações seriam a exigência dos clientes, a concorrência do mercado, pressões da comunidade que vê expostamente várias agressões ambientais, reduzir desperdícios grande e pequenos e algo que já tornou uma tendência mundial principalmente em grandes empresas.

Com sistema SGA implantando alguns dos reais benefícios seriam a boa imagem da empresa dentro do mercado, a redução significativa de desperdícios, disseminação da responsabilidade, financiamentos com mais facilidade com taxas reduzidas, menores custos na contratação de seguro principalmente se a empresa decidir aderir ao ISO 14001 entre diversos benefícios intangíveis como a melhoria do gerenciamento e padronização de processos tendo ainda uma boa possibilidade da empresa mostrar ao mercado nacional ou internacional dependendo de cada empresa uma consciência ambiental melhorando sua competitividade.

Quais os requisitos para um SGA com certificação ISO 14001:2004? Falando sobre os requisitos gerais eles seriam:

  • Estabelecer
  • Documentar
  • Implementar
  • Manter
  • Melhoria continua do SGA

A política Ambiental seria o marco inicial para a implantação e aprimoramento do SGA com 3 compromissos base que seriam atendimento aos requisitos legais com outros requisitos, ter melhoria contínua e prevenção de poluição.

Já o Planejamento se divide em Aspectos Ambientais (resíduos industriais, efluente liquido industrial e lixo e materiais recicláveis), Requisitos legais que precisam ser identificados com acesso aos mesmo, também determinando como serão aplicados esses requisitos. Ainda nessa faze é definido os objetivos, metas e programas, essas metas devem ser definidas com resultados já visíveis sendo que os objetivos e metas necessitam ser mensuráveis, isso é, possam ser medidos. Nos programas são necessárias atribuições de responsabilidades para que os objetivos sejam atingidos sempre com prazos e os meios que foram definidos.

Na implementação e operação estão os recursos, funções e responsabilidades e autoridades. Esse item abrange a competência, treinamento e conscientização o que fica explícito ao pé da letra de cada item como deve ser executado, porem a exemplos temos a formação apropriada como treinamento que levará a experiência para todas os envolvidos no SGA. A comunicação tratará de assuntos com envolvimento político e não conformidades a fim de evitar problemas com acidentes ambienteis por falta de informação aos envolvidos no SGA ou colaborados que não conhecem determinadas regras ou normas. Ainda na implementação que é de suma importância para o SGA temos a Documentação que deve ser detalhada e atualizada constantemente e ser de fácil acesso, sendo que deve estar sempre disponível, sendo que o controle desses documentos é a manutenção do mesmo. Ainda na implementação existe o Controle Operacional e um de seus critérios são risco Ambiental inerente e capacidade e possibilidade de supervisão da atividade e também temos a Preparação e Resposta as emergências (identifica potencias situações de emergência e acidentes com respostas aos mesmos)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com