TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Geral do Fazer

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

Roteiro Geral do Fazer

O presente trabalho tem por objetivo descrever as etapas de planejamento, conforme o estudo do capítulo “Roteiro geral do fazer”, do livro “A prática do Planejamento Participativo” de Danilo Gandin.

O planejamento, sob a ótica da administração empresarial, tem sua aplicação em todas as áreas de atuação profissional, sendo de expressiva importância para a realização de uma ação em que se esperam resultados positivos, pois é através dele que se decidem as bases reais para atingir os objetivos propostos.

Um planejamento de qualidade, que tenha como característica, mudar para transformar, faz-se necessário seguir um roteiro básico, para poder encaminhar a coordenação necessária a uma participação de todos os componentes da instituição.

Sendo de relativa importância, o roteiro tem o objetivo de fazer frente às situações que se apresentam nas instituições. Ele é o guia do planejamento. E pode ser utilizado tanto para um planejamento onde o grupo tem a intenção de dar um sentido cientifico, mais global e participativo ou que possibilite a operacionalização do processo.

Para os professores, o roteiro, possibilita uma mudança na estrutura de dar as suas aulas um sentido de exercício, de “aprender fazendo”.

O roteiro se compõe da explicitação das etapas de cuja aplicação o resultado imediato é a elaboração de um plano global de médio prazo e cuja contínua retomada insere a instituição num processo de planejamento participativo que dá sentido ao fazer e aos fundamentos desse fazer.

Para que o roteiro se efetive, faz-se necessário, que essas etapas, abaixo relacionadas, sejam seguidas, pois são imprescindíveis, na elaboração do conjunto de planos de uma instituição e servirão à organização e à consolidação de um processo de planejamento. São as seguintes:

a) Preparação:

É um importante passo dentro do planejamento, pois torna o planejamento claro e com objetivos bem definidos. Dando um rumo geral para que o aprender se realize, no fazer.

Tem a finalidade de promover a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, incentivando a motivação para o planejamento e possibilitando a eficiência nas etapas seguintes.

A etapa da apresentação pode ser efetivada basicamente, com apresentação de palestras somadas a leitura de textos escolhidos. A isso se deve acrescentar a análise, em grupos e em plenário, das palestras e dos textos apresentados.

Na estrutura do planejamento, serão estudadas etapas que respondam as questões de “como fazer”? “com que fazer”? “para quem fazer”? e “para que fazer”? estas devem ser analisadas, pois caracterizam o planejamento como operacional e político.

Com a resolução das questões tem-se uma metodologia cientifica para construir a realidade, ou seja, transformar a realidade existente na realidade desejada.

Para alcançar esse objetivo, o caminho a ser percorrido se alicerça no agir com uma direção determinada, clara, precisa, eficiente, orgânica, direcionada e transformadora, de um determinado modo e para um determinado fim, realizando um processo que tenha possibilidade de interferir na realidade para transformá-la conforme a necessidade dos participantes desta.

Análise: através desta etapa, promove-se a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que, cresça a motivação para o planejamento e possibilitando a eficiência nas etapas seguintes.

b) Elaboração do plano global de médio prazo:

Esta etapa esta subdividida em quatro etapas, que estarão relacionadas e contextualizadas abaixo.

b.1) Elaboração de um marco referencial:

Nesta etapa, é importante que os participantes tenham bem claro o que é um marco referencial.

1 - Distribuir aos participantes um conjunto de questões cujas respostas dadas individualmente por eles em folhas separadas, uma para cada questão.

Duas questões importantes

• Questões em quantidade suficiente para que os participantes escolham os temas que mais interessam.

• Deve-se pedir aos participantes que respondam uma ou duas (ou mais segundo as circunstâncias) perguntas de cada bloco.

2- Após as respostas pessoais estarem prontas, existem dois caminhos para reunir o material, já em forma de texto, o trabalho dos participantes em grupo ou de uma equipe de redação, em ambos os casos, o resultado deve ser multiplicado, para que assim sendo cada participante no plenário vai seguir-se.

3- Segue- se um plenário, nesta etapa serão lidos os textos, por isso a importância de que cada participante tenha os textos em mãos, os textos devem ser lidos em voz alta, para esclarecimento de dúvidas, de como o trabalho foi elaborado, o que foi levado em conta.

É necessário que os participantes estejam sentados em círculos ou de outra forma que todos vejam,

Durante este processo, os participantes devem anotar suas observações em relação aos textos: destaques, o que concordam o que gostariam de incluir ou retirar. Pode se deixar tempo para que as pessoas que quiserem manifestem seu parecer sobre o todo ou sobre parte, porém sem discussão.

4 - Nesta etapa serão avaliados os textos, sendo este um momento importante. Organizam-se grupos de no máximo 7 pessoas.

Se a tarefa nº 2 foi realizada em pequenos grupos, estes grupos continuam para avaliação, neste caso cada grupo avaliará os textos do aspecto do marco referencial que não redigiu. Estes grupos continuam para avaliação neste caso, cada grupo avaliará os textos do marco referencial que não redigiu. Estes grupos avaliam e dizem o que está bom ou ruim, argumentando sobre suas posições. É importante uma avaliação ampla a qual diga a condição desse texto ser ou não apto para a instituição.

5 - Em plenário cada grupo apresentará oralmente sua avaliação. Nesta etapa as observações escritas deverão ser entregues ao grupo de redação ou a equipe de redação. Esse processo é importante para que a opinião do grupo seja ouvida.

6 - Volta-se a redigir. Neste momento, deve ser feito o aproveitamento das etapas anteriores, os aspectos levantados através das discussões, esclarecimentos devem ser inclusos, ou retirado. Cada grupo deve fazer uma copia do texto para que todos os participantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com