TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Estágio Unopar

Por:   •  23/9/2019  •  Bibliografia  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

 

PLANO DE AÇÃO

2019

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos

1-Dados cadastrais:

Órgão/Entidade:

Obras Sociais Grupo Espírita Fraternidade Irmã Celina

Endereço:

EQNP 15/19 Área especial G – P Norte - Ceilândia

CNPJ/MF:

00.574.830/0001-22

Cidade:

Ceilândia Norte

CEP:

72240-115

Email:

contato@osgefic.org.br

Nome do Dirigente:             Fenelon Vieira De Melo

CPF:055365701-10

CI/Órgão Expedidor:

224431/SSP/DF

Endereço:

QNL 06 CONJUNTO H CASA 15

CEP:

72.250-205

Telefones:

30479003 Celular 99108451

Nome do Técnico

EDNA CASATI DE MORAIS VIANA – CRESS 4426-DF

2- Finalidade Estatutária:

Art. 1º. O “Obras Sociais grupo espírita Fraternidade Irmã Celina”, fundado em 31 de Março de 1985, neste Estatuto designado “Centro”, é uma sociedade sem fins lucrativos e de caráter religioso, que desenvolve atividades nas áreas de Assistência Social, cultural, recreativa comunitária e de socialização, com duração indeterminada e sede na cidade de Ceilândia/DF, no endereço EQNP 19/15 – Área Especial “G” – Setor P norte.

Art. 2º. O Centro, fundamentado na Doutrina Espirita codificada por Allan Kardec e nas obras que, seguindo seus princípios e diretrizes, lhe são complementares e subsidiarias, reger-se-á pelo presente Estatuto, pelo regimento interno aprovado pelo Conselho Deliberativo e demais normas aplicáveis, tendo por objetivo:

             I - O estudo, prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constitui a Codificação Espirita, e no Evangelho de Jesus Cristo;

             II - A pratica da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita;

             III - a união solidária das sociedades espíritas e a unificação do movimento espírita.

 

3-Resumo da proposta:

As Obras Sociais Grupo Espírita Fraternidade Irmã Celina, doravante denominado OSGEFIC, propõe-se a realizar serviços voltados para a política pública de assistência social, na proteção social básica, para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade, denominado serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV, desenvolvido no contra turno escolar.

Assim, proporcionar a esse público atividades que possam trabalhar as potencialidades através de atividades esportivas, inserção digital, atividades culturais, oferecer alimentação saudável, entre outras, visando o desenvolvimento, enquanto cidadão de direitos, de uma infância e adolescência segura que desperte o sentimento de pertença familiar e comunitário.

Este público alvo, crianças e adolescentes e suas famílias serão encaminhados pelo CRAS, com prioridade às famílias inseridas no Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e demais programas sociais implementados no Distrito Federal, que iremos atender e encaminhar as demais políticas

Públicas.  No SUAS, o Reordenamento significa um avanço na consolidação e organização do serviço sócio assistencial voltado às crianças, aos adolescentes, fortalecendo o princípio da gestão descentralizada entre os entes e o respeito à diversidade das características de organização do trabalho grupal realizado com o público da Assistência Social em cada território. DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS: Tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF. Pauta-se no reconhecimento da condição peculiar de dependência, de desenvolvimento desse ciclo de vida e pelo cumprimento dos direitos das crianças, numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social. Desenvolve atividades com crianças, inclusive com crianças com deficiência, seus grupos familiares,  Com as crianças, busca desenvolver atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização centradas na brincadeira, com foco na garantia das seguranças de acolhida e convívio familiar, comunitário, por meio de experiências lúdicas, acesso a brinquedos livros, filmes, passeios favorecedores do desenvolvimento e da sociabilidade e momentos de brincadeiras fortalecedoras do convívio com familiares. Com as famílias, o serviço busca estabelecer discussões reflexivas, atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientação sobre o cuidado com a criança e os adolescentes. Com famílias de crianças com deficiência inclui ações que envolvem grupos e organizações comunitárias para troca de informações acerca de direitos da pessoa com deficiência, potenciais das crianças, importância e possibilidades de ações inclusivas. Deve possibilitar meios para que as famílias expressem dificuldades, soluções encontradas e demandas, de modo a construir conjuntamente soluções e alternativas para as necessidades e os problemas enfrentados.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DE 6 A 15 ANOS: Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação

Para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resinificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com