TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Técnica - sistema penal

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.511 Palavras (15 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 15

INQUERITO POLCIAL.

As fases de investigação criminal (procedimento administrativo) e o processo penal (procedimento jurisdicional) formam um período chamado de “Persecução Penal”.

Vamos iniciar com a primeira fase chamada de Inquérito Policial.

Segundo Mirabete (1997), o procedimento que busca elementos para apurar a existência de infração penal e sua autoria é chamado de inquérito policial.  Trata-se de uma atuação puramente investigativa, podendo ser considerada uma fase de instrução informativa, pois vai colher dados e elementos que dificilmente poderão ser obtidos na instrução judiciária. O Autor esclarece que: “Fornecer às autoridades judiciárias as informações necessárias à instrução e julgamento do processo.” (Art. 13, Inciso I, CPC).

O inquérito policial, depois de concluído, deverá ser enviado ao Ministério Público (se for ação penal pública) ou ofendido (se for ação penal privada), considerando-se a propositura da denúncia ou queixa, respectivamente. Mas é importante ressaltar que qualquer pessoa do povo que obtiver elementos suficientes sobre o fato, autoria, tempo, lugar, entre outros, poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, que após receber as informações por escrito, verificando que há elementos suficientes para promover a ação penal, poderá dispensar o inquérito policial. (Art. 39, Parágrafo 5º, CPC).  

O inquérito policial tem suas características próprias: por fornecer elementos ao titular da ação é um procedimento escrito, assegura o sigilo necessário para que os fatos sejam elucidados sem obstáculos que possam atrapalhar o acesso às informações, é realizado pela polícia judiciária. Chamo a atenção para o caráter puramente inquisitivo, onde o réu sendo somente o objeto de um procedimento administrativo, não será acusado, não havendo, portanto a utilização do princípio do contraditório.

De uma forma não menos abrangente, Capez (2009) faz menção ao inquérito policial como sendo uma série de diligências com o objetivo de se apurar a infração penal e sua autoria, a fim de que sejam dadas as condições necessárias ao titular da ação para que ele possa ingressá-la em juízo. Esclarece como sendo o procedimento persecutório administrativo que será exercido pelas autoridades policiais (art. 4º, CPC).  Em consonância com Mirabete (1997), coloca como destinatários imediatos o Ministério Público ou o ofendido e o Juiz como destinatário mediato, que vai analisar as informações a fim de que seja formado o seu convencimento para a determinação de futuras medidas que se fizerem necessárias. Além das características do inquérito policial já citadas anteriormente, Capez (2009) justifica que o inquérito policial tem caráter inquisitivo porque todas as atividades ficam nas mãos de uma única autoridade. Não se fala em defesa uma vez que não há acusação e dessa forma, não se aplica o princípio do contraditório e da ampla defesa.

Araújo Reis e Rios Gonçalves (2012) afirmam que o inquérito policial é um procedimento puramente investigatório, que só passa a existir com a ocorrência de uma infração penal e que procura estabelecer uma série de elementos para que dê condições ao titular da ação de entrar com um processo contra o autor do delito.  Sobre a condução do inquérito pelas autoridades policiais, refere-se à polícia civil, que ao encontrar as provas necessárias remete o relatório (o inquérito policial deve ser encaminhado por escrito) ao titular da ação penal, no caso Ministério Público ou ofendido, para que seja apreciado e decida se será oferecida a denúncia (ação penal pública) ou queixa (ação penal privada). Quando a denúncia ou queixa é oferecida, o inquérito policial as acompanha, para que o destinatário mediato, no caso o Juiz, avalie se há indícios suficientes de autoria e materialidade. Havendo o recebimento da denúncia ou queixa, com o efetivo início da ação penal, há de se falar do contraditório, princípio que não vigora durante o inquérito policial, como já esclarecido anteriormente, por ser de caráter puramente investigatório, sem acusação formal.

INSTRUÇÃO CRIMINAL.

Para Capez (2009), a instrução é a fase do procedimento penal que tem como objetivo organizar ou agrupar as provas e perícias a fim de possibilitar  o julgamento do Juiz.

Seu início se dá com a defesa escrita, ou seja, o Juiz que recebe a denúncia ou queixa, vai analisar se será o caso de rejeição ou não e, caso seja passível de recebimento, o Juiz ordenará a citação do acusado que deverá responder a acusação por escrito e na sequência ouvirá também o Ministério Público (denúncia) ou o querelante (queixa) .

Segue como observação que se a defesa apresentar uma peça processual consistente, pode-se até levar à absolvição sumária do acusado. Nessa defesa o acusado poderá arguir tudo que possa ser considerado a seu favor, como também alegar nulidade por incompetência, ilegitimidade, suspeição, entre outros.

Capez (2009) chama a atenção para o momento do recebimento da denúncia ou queixa, ou seja, questiona se este momento acontece após, ou antes, da apresentação da defesa inicial; o autor cita o art. 396 do CPP “... oferecida a denúncia ou  queixa, se o juiz não a rejeitar, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação...”, enquanto que no art. 399 do CPP “...ao receber a denúncia ou a queixa, o juiz designará dia e hora para audiência, ordenando a intimação do acusado...”. Para o autor, considerando o art. 363 do CPP, o processo terá completado a sua formação quando realizada a citação do acusado e nesse caso conclui que ocorrendo primeiramente a citação para responder a acusação por escrito, fecha o triângulo processual.  Argumenta também que se fosse o contrário, não haveria como absolver sumariamente o acusado uma vez que a peça processual ainda não teria sido aceita. Portanto, entende-se que primeiramente acontece o recebimento da denúncia ou queixa, para depois haver a citação com todos os procedimentos necessários a completar a instrução.

Quando se fala de todos os procedimentos necessários para a completa instrução, é necessário levar em conta que a lei procura realizar toda a instrução em uma única audiência, ou seja, a partir do recebimento da denúncia ou queixa, ordenando a citação do acusado, analisando sua resposta para uma possível absolvição e não acontecendo, segue para a tomada de declarações do ofendido, passando pela inquirição de testemunhas (acusação e defesa), esclarecimento de peritos, acareações, reconhecimento de pessoas e coisas, interrogatório e requerimento de diligências. Essas diligências podem ser solicitadas se as partes entenderem a necessidade partindo de fatos ou circunstâncias apurados na instrução. A instrução, que acontece em audiência única conforme já citado, termina na fase das diligências, iniciando-se as alegações finais no prazo de cinco dias, com posterior proferimento da sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com