TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA A 4a SÉRIE

Artigos Científicos: SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA A 4a SÉRIE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

O nosso sistema respiratório, e igual o de muitos outros vertebrados terrestres, sendo do tipo pulmonar e é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões.

O sistema respiratório humano inicia-se no nariz. Os orifícios nasais ligam-se as cavidades nasais, nas quais o ar é umidificado e aquecido. As cavidades nasais são formadas por pêlos e estes produzem um muco que proporciona a retenção de partículas nocivas que vem do ar.

As cavidades nasais comunicam-se com a faringe, que também é um componente do sistema digestório. A faringe recebe todo ar que entra no nariz ou entre pela boca. E separada da laringe pela epiglote, que seria uma espécie de prega que é responsável por fechar a traqueia durante a deglutição e impede que os alimentos nela penetrem também como o ar.

Na laringe encontraremos as pregas vocais (cordas vocais), que vibram com a passagem de ar e contribuem para a produção de sons da voz de uma pessoa. A laringe está ligada à traqueia, esta é uma espécie de tubo formado por anéis cartilaginosos e forrado internamente com células ciliadas, recobertas por muco. Essas células retêm as partículas de pó e substâncias estranhas que entram no sistema respiratório. Os anéis cartilaginosos dão consistência à traqueia e evitam que se feche com a inspiração.

A traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os brônquios, que penetram em cada pulmão (direito e esquerdo), onde se ramificam cada vez mais, formando uma árvore respiratória de tubos cada vez mais finos: os bronquíolos. Os bronquíolos chegam a todas as partes do pulmão e levam o ar aos alvéolos pulmonares, que são minúsculas bolsas, formadas por uma única camada de células achatadas e envolvidas por capilares sanguíneos.

Conclusão

Poderemos depois da leitura deste material concluir que este sistema serve para controlar todas as trocas gasosas do corpo humano, isso torna possível a realização de atividades fisiológicas em nosso organismo. A obtenção de oxigênio é fundamental para o trabalho de todas as nossas células e a eliminação do gás carbônico possibilitando dessa maneira a diminuição da acidez do sangue. Para garantir a ocorrência desses processos existe o sistema respiratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com