TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIX SIGMA: UMA APROXIMAÇÃO CONCEITUAL

Projeto de pesquisa: SIX SIGMA: UMA APROXIMAÇÃO CONCEITUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 15

SEIS SIGMA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL

Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a metodologia Seis Sigma, que vem sendo muito utilizada na melhora da qualidade e do rendimento das linhas de produção de diversas empresas. O objetivo foi realizar uma pesquisa de caráter descritivo apresentando a metodologia Seis Sigma, alguns de seus conceitos e indicar e discutir pesquisas que apresentam a implantação e aplicabilidade do Seis Sigma e seus resultados. O artigo mostra que as empresas que fizeram uso do Seis Sigma atingiram bons resultados e adquiriram alguns benefícios, entretanto encontraram dificuldades pelo caminho. Nesse estudo foram detalhados os efeitos do Seis Sigma em um fornecedor automotivo, uma empresa eletro-eletrônica e uma pequena empresa de tratamento superficial de peças mecânicas.

Palavras – chave: Seis Sigma, DMAIC, metodologia, resultados.

1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de conseguir um produto ou serviço competitivo de qualidade e de baixo custo de produção ou execução, as empresas vêm buscando obter uma eficiência operacional e uma melhora na qualidade cada vez maior. Com isso durante os últimos vinte anos vem surgindo ferramentas e metodologias voltadas para melhorar o rendimento das linhas de produção. É nesse contexto que podemos apontar a metodologia Seis Sigma (SS), desenvolvida pela MOTOROLA na década de 1980, com a finalidade de reduzir a taxa de falhas em seus produtos, evoluiu posteriormente para melhoria geral do negócio. Entretanto essa metodologia só se popularizou na década de 1980, tendo como líder John F. Welch, então presidente da empresa General Electric. (DUARTE, 2011).

O SS “tem como conceito principal a redução da variabilidade dos processos e por consequência ganho na qualidade e eficiência” (MONACO et al, s.d, p.2). A metodologia SS, portanto é uma estratégia com foco no aumento da lucratividade e na melhora dos resultados. São inúmeras as vantagens de se utilizar dessa metodologia, algumas delas apontadas por Junior e Lima (2011), econômicas, de qualidade, ambientais, retenção de clientes e confiabilidade que são fatores importantes no âmbito da alta competitividade. Por conta de seus inúmeros benefícios diversas organizações vêm adotando o SS, Motorola, a General Eletric, Black & Decker, Chase Manhattan, GE Capital, American Express, Allied Signal, GE Plastics, DuPont, Dow, LG Chemical,Polaroid, FMC, OSRAM Sylvania e Johnson & Johnson. (MONACO et al, s.d, JUNIOR e LIMA, 2011).

Pode ser aplicado de maneira eficaz em todas as atividades de uma empresa, se destacando por corrigir causas e não efeitos, a origem dos problemas e não os sintomas e os processos e não produtos ou atividades isoladas, tornando assim as melhorias duradouras. Quando aplicada corretamente trazendo vantagem competitiva às empresas e organizações que a executam.

2. METODOLOGIA

Diante deste cenário optamos por realizar uma pesquisa de caráter descritivo, buscando apresentar a metodologia Seis Sigma, bem como alguns de seus conceitos. A presente pesquisa tem, portanto, como objetivos: indicar e discutir pesquisas que apresentam a implantação e aplicabilidade do Seis Sigma, e compreender possíveis resultados provenientes de sua aplicação.

Para obter êxito em tal intento optamos por uma pesquisa bibliográfica, de artigos e pesquisas que tratam do tema. Os textos indicados e analisados são: Adoção do programa Seis Sigma em um fornecedor automotivo: análise de fatores relevantes na implementação; Aplicação de Seis Sigma em uma empresa de pequeno porte; Aplicação do Seis Sigma em recursos humanos: um estudo de caso em uma empresa eletro-eletrônica.

3. SEIS SIGMA (SS)

Duarte (2011) aponta que a terminologia Seis Sigma surge da representação estatística de nível de variabilidade de um processo, ou da adequação do processo a uma especificação. O Sigma (σ) é a unidade utilizada para “medir a capacidade de um processo funcionar com erros e falhas zero. Um produto ou serviço com nível Seis Sigma é 99,9997% perfeito.” (CARDOSO, 2013, p. 2). A partir das leituras realizadas (DUARTE, 2011; CARDOSO, 2013;MONACA, s.d ) percebemos que o processo SS só permite 3,4 Defeitos por milhão de Oportunidades (DPMO).

É possível visualizar a definição do nível sigma na Tab. (1), abaixo:

Tabela 1: Conversão em Sigma

3.1 TREINAMENTO

Como já dito anteriormente quando aplicado corretamente o Seis Sigma traz diversos benefícios para quem o adota, e para sua realização são necessárias figuras primordiais, são elas: os Champions, os Black Belts, os Green Belts e ainda os Master Black Belts (HARRY E SCHROEDER, 2000 apud DUARTE, 2011).

Champions: são lideres executivos selecionados para integrar o SS a organização, são conhecidos também por Líder do Seis Sigma. São eles que organizam e guiam a implementação do Seis Sigma; definindo as pessoas que disseminarão os conhecimentos pela empresa.

Black Belts: trabalham na aplicabilidade de conceitos e nas ferramentas do SS em projetos. Dependem de um intenso treinamento em estatística e técnicas para solução de problemas, em geral atuam identificando em diferentes processos, oportunidades a serem exploradas por meio de projetos.

Green Belts: são treinados pelos black belts e colaboram em diferentes partes da organização que aplica o Seis Sigma no dia-a-dia. Os Green Belts são líderes de projetos.

Master Black Belts: são aqueles indivíduos selecionados pela empresa para atuarem como experts nos conceitos e ferramentas do Seis Sigma. São responsáveis por coordenarem a seleção de projetos e pelo treinamento, seu papel é de coach ou de consultor interno.

Sem o treinamento não é possível à implantação nem aplicação do SS, para sua execução cada funcionário é convocado e recebe um treinamento para que consiga compreender, implementar e aplicar a metodologia. Os funcionários são os que mais conhecem a organização e os detalhes dos processos relacionados à empresa, por conta desse fator se justifica sua formação. Formação que permite que resultados sejam alcançados com maior rapidez e eficiência.

3.2 A METODOLOGIA DMAIC

Para o estudo da variabilidade dos processos o SS faz uso de ferramentas estatísticas e de qualidade que são aplicadas em um modelo conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com