TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sala de jogos

Tese: Sala de jogos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1:

A brinquedoteca precisar ser amplo, criativo, estimulante e , deve haver uma grande número de brinquedos, móveis adequados e uma decoração específica de modo que as crianças sintam-se acolhidas e livres para que possam brincar e expressar-se tanto sozinhas quanto em grupos.É importante também haver vários ambientes como os “cantinhos” para as atividades diversas como: o canto do faz - de conta, de leitura, de contar histórias, de invenções entre outros.

Os material desse tipo de brinquedoteca é o de estimular a criança a brincar livremente , promovendo a socialização, a criatividade e a imaginação, dando a devida importância ao uso dos brinquedos e jogos no processo de seu desenvolvimento, pois tanto as brincadeiras quanto os jogos são atividades que têm funções lúdicas e educativas favorecendo assim a sua aprendizagem. A brinquedoteca não só ajuda na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e na construção do pensamento.

PASSO 2:

A brinquedoteca na educação infantil, não tão diferente de uma instalada em uma universidade, em termos “materiais”. Esse ambiente organizado em um ambiente universitário é como se fosse uma “biblioteca” de brinquedos e materiais pedagógicos onde os educadores têm acesso para que possam aprimorar a sua formação com base nas experiências lúdicas, desenvolvendo metodologias adequadas às precisão educacionais de hoje. Assim como as brinquedotecas de escolas de educação infantil promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante através do lúdico, o objetivo da brinquedoteca universitária é dar ajuda a esses profissionais nas suas práticas pedagógicas capacitando-os para o uso adequado do lúdico na educação, desenvolver o ensino e a pesquisa tendo como estratégia os jogos e brinquedos, dando apoio pedagógico para os educadores aperfeiçoando esses profissionais para que valorizem o brincar.

PASSO 3:

Tenho comigo que, cada tipo de brinquedoteca, há de se levar em consideração o contexto e a ficção de cada criança. Assim como as brinquedotecas de escolas de educação infantil e universitárias utilizam-se do lúdico para o desenvolvimento da criança, as hospitalares também têm que ter em seu espaço à disposição das crianças, brinquedos que podem ser levados ou não para os seus leitos, dependendo das suas condições clínicas. Devem oferecer condições adequadas para o bem estar e segurança das mesmas, que seja um espaço respeitado e acima de tudo acolhedor, onde o brincar seja livre e espontâneo. A criança no ambiente hospitalar, longe do contato social acaba sendo afetado psicologicamente em conseqüência da sua hospitalização, por esse motivo, o objetivo da brinquedoteca nesse contexto será o de integrar a criança a esse ambiente de maneira que não prejudique o seu dia a dia, preservando sua saúde emocional, preparando a criança para a situação nova em que está vivenciando e dando continuidade à estimulação de seu desenvolvimento.

PASSO 4:

Existem crianças diferentes em contextos também diferentes, por isso, acredito que para cada tipo de brinquedoteca os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com