TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos na educação infantil em sala de aula.

Por:   •  14/10/2015  •  Monografia  •  7.578 Palavras (31 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 31

INTRODUÇÃO

  Esta pesquisa tem como propósito apresentar a importância dos jogos para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil a escola deve oferecer à criança as condições necessárias para seu próprio desenvolvimento, ou seja, proporcionar ambientes adequados e profissionais capacitados para exercer também a função de ludicidade o lúdico não pode ser considerado um elemento estranho no aprendizado da criança, ele deve ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento o jogo tem duas visões diferentes: primeiro, o jogo é visto como algo que é positivo e real, e na outra visão é visto como desnecessário e inútil. No entanto não devemos separar a ludicidade dos meios de ensino, pois os dois elementos devem unir-se um a outro para que se obtenha a concretização do aprendizado. Cabe evidenciar também que é direito da criança brincar, praticar esportes, divertir-se tal direito esta contemplada na lei 8069/90, em seu artigo 16, inciso IV, a escolha deste tema foi baseada através das observações feitas nos estágios de educação infantil, em turmas de 02 a 06 anos tendo em vista que é nesta fase que a criança tem toda a base de seu aprendizado. Pois o educador deve observar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, seja ele psicológico, social, emocional e físico-motor. O jogo pode ser considerado como uma atividade que atribui outro sentido às significações de vida comum, o que remete à ideia de faz de conta. O presente artigo visa contribuir para a construção de uma ação pedagógica que tem como objetivo utilizar os jogos e as brincadeiras infantis como alternativas de desenvolvimento, mostrando a importância dos mesmos na Educação Infantil.

 Devemos utilizar os jogos e as brincadeiras não só como instrumentos recreativos nas atividades escolares, mas como colaboradores para trabalhar as atividades de aprendizagem e os bloqueios que os alunos apresentam em relação a algumas situações inusitadas. Por meio dos jogos, as crianças desenvolvem, também, noções de grande importância para a vida em sociedade, como a noção das regras e dos papéis sociais antigamente os jogos só eram utilizados nas escolas como recreação e fora dela como lazer. Sabe-se que os jogos além de proporcionar alegria e diversão, exercem também papel importante no desenvolvimento integral de crianças escolares quando bem orientadas. Uma aprendizagem satisfatória pode se dar por meio da motivação estimuladora e criativa proporcionando assim prazer em aprender desse modo, os jogos podem ser uns dos recursos mais importantes a serem utilizados nas aulas como referência para a aprendizagem de crianças de dois a seis anos Se voltarmos à escola antiga, veremos que o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, aconteciam de forma “mecanizada”, pela falta de melhores informações dos professores e pelo potencial do educando e de suas experiências cotidianas, Ou seja, as brincadeiras e os jogos, entre outros, quando valorizados, certamente contribuiriam para a aprendizagem essa forma dirigida de educação dificulta a integração aluno-escola, já que muitas vezes distanciava-se da realidade social, cultural e econômica da criança, refletindo assim, no seu desenvolvimento.

Diante deste fato, o jogo está intimamente ligado a imaginação, sonho, pensamento e símbolo. Considerada esta perspectiva, podemos inferir que o homem é um ser simbólico que se constitui coletivamente e que tem a capacidade de pensar ligada á de jogar com a realidade, reproduzindo e aprendendo á medida que pode transformá-la, considerando esses aspectos, não podemos de maneira alguma separar o jogo da aprendizagem, pois o jogo e a brincadeira por si só já se caracterizam como aprendizado. Assim a criança deve aprender os procedimentos, as regras e os comportamentos esperados, além de ter experiências de relacionamento social, sendo tudo isso ensinado pelo adulto, há uma grande preocupação sobre a natureza do jogo, sendo em alguns casos ignorada  a natureza de como é jogado e quais são as regras que o definiram no ato de jogar, a natureza do jogo não é tão importante quanto sua regras na tentativa de defini-lo como cooperativo ou competitivo nesse sentido, notamos a importância do papel do professor destacando a necessidade da sua dupla compreensão, tanto no que diz respeito á natureza do jogo, como na compreensão de suas  regras. Só assim o professor poderá ser mediador, pois a partir da compreensão e do estabelecimento das regras do jogo, poderá mediar uma disputa tensa ou uma oportunidade prazerosa de interação entre as pessoas, um verdadeiro educador não entende as regras apenas como sendo os elementos que tornam o jogo passível de ser executado, mas como uma lição de ética e moral, e assim sendo, cumprir seu objetivo educacional. O jogo pode ensinar aprimorar as relações interpessoais e promover alegria, prazer e motivação, no entanto o único que pode convertê-lo em tal é o professor lembrando-se dos ganhos cognitivos e sociais sem perder de vista seu caráter de prazer e alegria assim, este trabalho apresenta-se como relevante, pois, por meio da concretização do mesmo espera-se que possa provocar outras inquietações, novos estudos e (re) construção de conhecimentos sobre a utilização do lúdico na Educação Infantil no processo educativo de forma coerente, dinâmica e flexível, visando à promoção de um ambiente favorável à qualidade da aprendizagem, bem como, à formação plena dos alunos, enquanto sujeitos críticos e ativos no meio social do qual fazem parte.

 Desse modo, foi abordada a importância de se utilizar os brinquedos em sala de aula, pois, assim, as crianças aprendem brincando. Atividades dinâmicas de motivação, utilização de jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário.    

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para entender a importância do jogo na Educação Infantil é necessário, primeiramente, entender o contexto da infância na sociedade e suas concepções, fazendo um breve passeio, sentimentos e entendimento do mundo, para se trabalhar o jogo no âmbito escolar é importante que se tenha clara a definição de jogo. Historicamente, a palavra jogo é habitualmente vinculada á competição, seguida por regras externas impostas ao jogo proposto. Para melhor esclarecer temos como exemplo os jogos de futebol; os jogos de basquete; os jogos de xadrez de dama; entre outros que, compostos por dois jogadores ao final, protagonizarão o papel de vencedor ou o papel de perdedor. Segundo  Kishimoto (2005), fazer a definição de jogo denota uma árdua tarefa, pois, devido á similaridade de suas ações, o jogo camufla de certa forma especificidade que o  compõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (312.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com