TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social com Adultos e Idosos

Por:   •  3/6/2017  •  Exam  •  6.685 Palavras (27 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 27

RELAÇÃO DE AJUDA

        O Serviço Social é uma profissão que atua em situações de dificuldade, tendo os técnicos como missão fornecer elementos que permitam que o sujeito passe de uma situação de dependência a uma de autonomia, incapacidade para capacidade. Por outras palavras organizar atos que permitam dotar uma pessoa de autonomia pessoal.

        O A.S é então um profissional que atua em diferentes meios, pessoas e situa-se em ações defenidas pelas politicas sociais.

        A relação de ajuda é então um conjunto de comportamentos que permitem ao sujeito de intervenção refletir sobre os problemas para que possam ser ultrapassados, reajustados. Sendo que a intervenção é centrada nas capacidades do sujeitos que permitirão ultrapassar o problema. Centrada no sujeito e não no problema. Olha para o sujeito como um todo, visão holistica.

        É necessário, para que se crie uma relação de ajuda, que haja da parte do profissional empatia, cordialidade e cuidado com o sujeito e a abordagem que é feita ao mesmo, abertura, um olhar positivo, competências a nível da comunicação e nunca esquecendo a teoria que pode ser posta em prática.

        Há então que ter em conta o respeito e a consideração pelo sujeito, que a sociedade deve fornecer oportunidades a todos e a “responsabilidade” por o outro.

        OBJECTIVOS DA RELAÇÃO DE AJUDA

A intervenção do A.S tem como foco / objectivo ajudar na inserção, cirar oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, valorizando e fazendo com que o utente se valorize, parq eu o mesmo crie novas competências e maior autonomia.

        A relação establece-se segundo 3 objectivos, sendo que na prática o A.S deve atender a cada um deles. Preventivos, Curativos e Promocionais.

        Quando falamos de OBJECTIVOS PREVENTIVOS, estamos a falar dos que propõem uma ajuda / relação de ajuda antes que se apresente uma situação de dificuldade, com isto querendo dizer que têm um papel de prevenção educação e informação sobre algo futuro.

        Já os OBJECTIVOS CURATIVOS, focam-se na melhoria da condição dos sujeitos, por sua vez, na resolução dos problemas.

        Por fim,  OBJECTIVOS PROMOCIONAIS, visam a capacitação e desenvolvimento e a autonomia de competencias dos utentes, desenvolvento sentimentos nos mesmos de valorização.

        


RELAÇÃO UTENTE E A.S (MEIOS)

        Os objectivos de ajuda establecem-se numa relação entre individuos, que é baseada no concentimento, adesão e confiaça.

        A relação é uma situação interativa na qual existe reciprocidade nas influências e transformações. Centra-se o trabalho tanto do A.S como do Utente no presente, pois o presente é visto como um motor de mudança e dinamismo.

Esta relação pertente por à disposição do utente recursos existentes, sendo que o A.S acaba por atuar como um informador, mediador, orientador dos sujeitos. Há que ter em conta, que por vezes os recursos não existem e o técnico caba atuar como força de criação de novos recursos, serviços ou org.

         3 FASES NO PROCESSO DE AJUDA

        - Exploração, contrato, avaliação e planeamento – faz-se o acolhimento, a definição do probema, formulação do contrato e se contrói a relação.

        - Implementação de objectivos, planeamento – defenição de objectivos e ações, há uma monotorização que permite acompanhar e avaliar os resultados, bem como as recções emocionais que precisam de ser resolvidas.

        - Finalização – Avaliar juntamento com o utente se os objectivos forma ou não concretizados, ajudar a pessoa no desenvolvimento de estratégias que mantenham a mudança e promovam o crescimento continuo.

        COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO DE AJUDA

        A base da relação de ajuda é a comunicação, pois é um processo através do qual se partilham inf, significados e sentimentos entre o A.S e o utente, através de mensagens verbais e “não verbais”.

        A comunicação pode ser feita de forma verbal, vocal e corporal.

        A COMUNICAÇÃO VERBAL são mensagens que são enviadas atraves de palavras que leva a que o profissional esteja atento e utilize uma linguahgem + ou – formal adequada à pessoa, tendo em conta o dominio linguístico, para que a informação acabe por ser de fácil acesso.

        A comunicação verbal dá informação sobre o indiviudo o meio em que se insere e a sua situação.

        A COMUNICAÇÃO VOCAL insere-se em diversas dimensões como volume da voz, a articulação, o tom de voz, enfâse e ritmo. É necessário preocuparmos-nos quando comunicamos com a sonoridade mais adequada, nomeadamente utilizar uma voz firme e confiante sem autoritarismos, sermos claros com um discurso bem articulado, palavras bem pronunciadas, o tom deve adequar-se à situação e revelar interesse, a velocidade deve ser adequada e por vezes utilizar-se pausas e silêncios, em momentos indicados.

        


A COMUNICAÇÃO CORPORAL, inclui expressões faciais, o olhar, contacto visual, gestos, psotura, proximidade, roupas e apresentação. As expressões transmitem emoções e mensagens, o contacto visual por sua vez revela interesse e os gestos acompanham o que é dito, pondo ou não em causa a informação, aa postura pode tanto ser vista como algo positivo ou negativo na medida em que revela, interesse, ansiedade. É necessário respeitar a intimidade mantendo uma certa distância, e por fim a apresentação transmite também mensagens.

        TÉCNICAS A UTILIZAR NA COMUNICAÇÃO

                Parafrasear – utiliza a mesma linguagem do utente e faz comentários empáticos para que a pessoa possa refletir e ouvir os seus argumentos, levando a um aprofundamento da situação.

                Questões abertas – questões que permitam à pessoa orientar a resposta de forma que considerar mais adequada.

                Clareza – uso responsável da informação, impondo os limtes da confidencialidade que devem ser sempre transmitidos ao utente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com