TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social de Grupo e de Caso

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.408 Palavras (14 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALGOAS

FSSO-FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

    ESTUDOS DIRIGIDOS

Serviço social de caso

Serviço social de grupo

MACEIÓ-AL

COMPONENTES:

  • Amanda Rafaela Lima da Silva de Assis
  • Eduarda Vieira Rodrigues dos Santos
  • Elida Kelly
  • Izabelle Medeiros dias
  • Raquel Gama
  • Helena Clécia

SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO

  1. Contextualize o surgimento do S. Social de Grupo segundo Konopka. Destaque: o movimento trabalhista e as organizações sociais.

R: Para Konopka o Serviço Social de grupo é um método do Serviço Social que auxilia os indivíduos a melhorar-se no funcionamento social através de específicas experiências de grupos e a se defrontar mais eficientemente com seus problemas pessoais, do seu grupo e da sua comunidade.

O movimento trabalhista não era apenas com a melhoria salarial, mas tendo um aspecto cultural, os primórdios da educação de adultos, as férias no campo para seus filhos, financiadas pelos esforços dos próprios operários.

As organizações Sociais se davam por meio das fraternidades, que criaram seus próprios centros, como os centros judaicos, desenvolvidos pelas migrações mais antigas e privilegiadas em beneficio dos judeus do oriente, pobres, recentemente imigrados e, em parte representam o esforço dos novos imigrantes para ajudarem a si próprios. E houve também as entidades e órgãos da juventude com importante participação de voluntários adultos. Em todos esses grupos havia o ímpeto da “ação dos cidadãos”, para melhorar a própria sorte, e para melhorar a de terceiros, levando-os a agir ao invés de agirem por eles.

   2. Por que na sua fase inicial o SSG não foi considerado um método?

R: A princípio o Serviço Social de Grupo não foi considerado um método porque após o período de guerra mundial o mundo não estava mais seguro para uma democracia a turbulência tomava conta de todos os lugares então foi durante este período que se teve inicio a investigação na área inexplorada da associação de grupo, essa implantação reage como uma maneira de conseguir uma sociedade melhor e de desenvolver um modelo de vida verdadeiramente democrático. Por isso o SSG não foi concebido como um método, pois a principio ele visava resgatar esse processo democrático trazendo bem estar novamente para as pessoas.

  1. Quais foram às causas que determinaram a aproximação do SSC ao SSG?

R: As razões dessa aproximação se devem ao fato de que as atividades de guerra na frente interna e nas forças armadas reuniram os Assistentes Sociais de caso e de grupo como profissionais. Visando uma aproximação maior dos cidadãos na vida comunitária, da forca que cresce no indivíduo e no grupo como resultados de "autoajuda". As profissões psiquiátricas que haviam fortemente influenciado o Serviço Social de Caso começaram a fazer experiências com grupos como forma terapêutica, essas ideias visavam resgatar os laços enfraquecidos da sociedade.

4. Quem organizou o primeiro curso de SSG na Universidade de Cleveland e qual a importância da Associação Americana de Serviço Social?

R: O primeiro curso de SSG na Universidade de Cleveland foi organizado por Gracy Coyle. E a Associação de Americana de Serviço Social achou o SSG importante para ajudar na terapia e nas relações contribuindo para avaliar melhor os indivíduos e suas situações, ajudando-os a se socializarem através das experiências em grupo.

5. Qual é o conceito de SSGP  elaborado por Gisela konopka, em que teoria ele é fundamentado e quais são seus objetivos?

R: Gisela Konopka conceitua SSG como um grupo de pessoas que tem um mesmo objetivo ajudando uns aos outros a terem uma noção sobre a realidade. Sua teoria é fundada no funcionalismo, com o objetivo de levar o grupo a melhorar sua situação e conseguir um maior desenvolvimento grupal.

6. Konopka considerava as teorias sobre o homem e seu ciclo vital importante. Justifique o pensamento da autora.

R: O homem é um ser pensante que necessita interagir com outros seres humanos, que aprende com os outros e também os ensina. Vivem desta troca para o seu bem estar físico e mental, por tanto konopka se baseia em alguns conceitos de S. Freud onde trata da importância que a infância tem para desenvolver uma personalidade, que o ser humano tem uma capacidade incrível de crescer e modificar-se durante toda a sua vida, da existência do inconsciente e pré-consciente e de agir racionalmente. Que ele pode sentir duas emoções ao mesmo tempo por uma mesma pessoa que está relacionada a impulsos internos e relacionamentos externos.

7. Nas teorias que fundamenta o SSG qual é a visão do cliente?

R: No SSG o assistente social procura melhorar o funcionamento social do indivíduo, nele o cliente não é apenas um indivíduo, mas ele é o membro de um grupo. Existe um relacionamento semelhante entre o assistente social do grupo e o membro individual do grupo, mas ao mesmo tempo o cliente está cercado por pessoas iguais a ele e isso leva o assistente social a formular um processo e dinâmicas voltadas para o indivíduo no meio social (no grupo).

8. O que se entende por processo de grupo? Descreva sua dinâmica.

R: O processo de grupo é a totalidade das interações do desenvolvimento e modificações que ocorrem na vida do grupo.

A dinâmica do processo é determinada pela qualidade da interação entre os membros. Num grupo o ser humano (cliente) exerce um poder básico sobre os semelhantes, é o poder da aceitação ou rejeição de fazê-lo sentir-se valioso ou uma pessoa rejeitada. Conhecendo o papel que o cliente desempenha no grupo o assistente social poderá determinar o tipo de ajuda que lhe é necessária.

9. Qual é a visão de conflito para Konopka? Apresente um modelo elaborado por Konopka.

R: Konopka afirma que um grupo que vive em constantes conflitos sem meios para soluciona-los, esta doente, não dando satisfação aos seus membros, mantendo-os num estado de insegurança e de hostilidade. Diz também que um grupo que não apresenta conflitos está morto o que indica a extinção da individualidade dos seus membros ou estão fingindo isso.

Konopka propõe diferentes tipos de solução, como por exemplo, afastamento de parte do grupo, lei da maioria. O amadurecimento do grupo pode ser medido pela maneira como resolvem seus conflitos e chegam a decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (248.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com