TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social e Constituição Histórica

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Serviço Social e Constituição Histórica

Curso: Serviço Social

Professor: Darlene de Moraes Silveira

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: (3,0)

No tópico 2, Martinelli (2000) argumenta que a identidade profissional primeira do Serviço Social é formada em um contexto contraditório, antagônico e excludente, representando, portanto, a posição de um grupo dominante com objetivos próprios. Neste enfoque, a profissão assume uma “identidade atribuída”.

Considerando esta afirmativa, elabore um texto de 20 linhas explicando:

- Por que o contexto de origem desta profissão no Brasil pode ser considerado antagônico e contraditório; (1,0)

- Quais interesses ou objetivos do grupo dominante ficavam evidentes e a quem se atribui esta identidade; (1,0)

- O que representa o termo “identidade atribuída”. (1,0)

O Serviço Social no Brasil e a atuação dos profissionais, tem na sua origem no capitalismo, por meio das manifestações dele decorrente, bem como de suas demandas, onde determinou o processo de constituição do SS no país. Tendo sido formado por interesses da classe dominante (detentores dos meios de produção do comando do capitalismo), a Igreja e o Estado, que se configuram num forte bloco dominante que subjuga e mantém o controle social sobre a classe de trabalhadores.

Estes buscavam meios e formas para “acalmar os ânimos” do proletariado. Nada mais fácil que adotar uma postura, digamos que “zelosa” com os trabalhadores e necessitados, onde pudesse maquiar as reais intenções do grupo dominante, por serviços especializados ou específicos que possam estabelecer estratégias de conciliação ao completo cenário que se apresentava.

O interesse do grupo dominante se insere na divisão sociotécnica do trabalho como necessidade expressa do sistema capitalista vigente, onde buscavam afirmação e consolidando práticas sociais capazes de minimizar seus efeitos pauperizados e excludentes, bem como respondendo de modo superficial e não transformador às inquietações manifestadas pela classe trabalhadora naquele período, que estavam desgostosos com a situação que se encontravam.

E neste terreno de interesses   lança uma “identidade atribuída” ao Serviço Social, roubando-lhe a possibilidade de construir, ou melhor percorrer seus próprios caminhos, não deixando rastros verdadeiros de prática social, a partir dos agentes/sujeitos que lhe dá materialidade, o que só ocorreria posteriormente, como reflexo dos movimentos profissionais de reformulação da profissão, destacando na América Latina o Movimento de Reconceitualização.

Questão 2:  (2,0)

A institucionalização da prática profissional em Serviço Social sofre grande influência da ampliação das instituições assistenciais católicas. Várias delas são destacadas em seu livro didático.  Para formular esta resposta você irá:

  1.  Analisar e descrever as principais características destas organizações, suas intencionalidades, suas posições políticas ideológicas e doutrinarias e o tipo de prática que defendiam. (1,0)

Sociedade de Organização da Caridade – 1869 – Inglaterra

Objetivo -  racionalizar as assistências e colocar em bases cientificas, porém, acabou prestando um bom serviço ao capitalismo e visto como um instrumento para amenizar a pobreza e até mesmo para diminuir a revolta da população. Surgiu com o resultado da união entre a burguesia, Igreja e Estado, aliando-se aos reformistas sociais para a normatização da prática da assistência social diante da sociedade burguesa. As primeiras assistentes sociais profissionalizaram na prestação de serviço social, que era o projeto hegemônico da burguesia como uma prática humanitária, sancionada pelo Estado e protegida com a ilusão de servir. 

Escola de filantropia aplicada (Training School in applying Philantropy) – 1898 – Nova York

A Escola de Filantropia Aplicada de Nova York, abriu originalmente como um programa de verão de seis semanas em Nova York em 1898, foi o primeiro programa de ensino superior para treinar pessoas que queriam trabalhar no campo da caridade, incluindo o desenvolvimento infantil e ao trabalho juvenil, nos Estados Unidos. Tornando-se uma parte da Universidade de Columbia em 1904.Foi a primeira escola do trabalho social nos Estados Unidos, no qual os cursos foram ministrados por Mary Richmond, sob a responsabilidade da Sociedade de Organização da Caridade para agentes sociais voluntários. 

Escola de Serviço Social – 1925 – Chile

Funda-se, nesse contexto a primeira escola de Serviço Social no Chile em 1925, tendo como seu fundante Alejandro Del Río (que era médico), que foi a Bélgica para conhecer os outros centros de formação acadêmica. Ele obteve uma resposta parcial ao criar uma escola para formar profissionais destinados a complementar o trabalho médico. As principais características dessa escola foram: sua origem que está próxima da esfera das necessidades de expansão estatal, e pela imposição das demandas das classes operárias.

Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo (CEAS) – 1932 – São Paulo

Objetivo – Promover a formação de seus membros pelo estudo doutrinário social da Igreja e fundamentar sua ação nessa formação doutrinária e no conhecimento aprofundado dos problemas sociais, visando tornar mais eficiente a atuação dos trabalhadores sociais e adotar uma orientação definida em relação aos problemas a resolver, favorecendo a coordenação de esforços dispersos nas diferentes atividades e obras de caráter social. Essa entidade teve papel preponderante na criação da primeira Escola de Serviço Social do Brasil, ocorrida em 1936.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (435.4 Kb)   docx (856.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com